Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

"O futuro do mundo passará, de alguma forma, pela bioeconomia", diz pesquisador da Ufam

"O futuro do mundo passará, de alguma forma, pela bioeconomia", diz pesquisador da Ufam
"O futuro do mundo passará, de alguma forma, pela bioeconomia", essa é uma afirmativa do professor mestre Marcílio de Freitas, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sobre a realidade de uma economia sustentável, baseada na utilização de recursos da natureza.


Para o professor Marcílio, a bioeconomia está baseada e dependente de mecânica, fitoquímica e farmacologia aplicadas aos produtos naturais.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

"Também denominada de 'economia ecológica', tem como pressuposto o uso da ciência e tecnologia hightech para construir novos arranjos produtivos e matrizes industriais centradas na exploração dos recursos, serviços e dos ciclos da natureza em forma sustentável", ressalta o professor.


Sobre essa Economia centrada no uso, construção dos processos de gestão e produtos oriundos do mundo biológico e direcionado pela biomassa, o professor acrescenta que, na Amazônia, a realidade ainda é técnica.


"Nossa bioeconomia ainda não conseguiu saltar do nível tecnificado para um nível hightech, nível desenvolvido em empresas como a Natura e a Johnson & Johnson, por exemplo, que é um passo que deveria ser foco principal do governo do estado, com políticas públicas estabelecidas nessa direção", disse.


Neste sentido, o crescimento e o desenvolvimento da bioeconomia a um nível hightech, também passaria pela associação da farmacologia, cosmética e alimentação, segundo o professor, que são as três grandes áreas que movimentam a bioindústria da Amazônia.


"É o futuro do mundo. Toda qualidade de vida, o processo de envelhecimento, de ampliação da idade de vida, as melhores moradias, melhores políticas públicas e circulação. Tudo isso depende ou tem ligação muito forte com novos materiais, com novos remédios e com novos produtos para habitação, e organização das cidades e sociedade", finaliza o professor.

Foto:Divulgação


A palestra "Amazônia, Desenvolvimento Sustentável e Bioeconomia: desafios e incerteza" é parte da programação da VII Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciência Exatas (SECT-ICE), que acontece até o dia 23 de outubro, no Campus Senador Artur Vírgilio, da UFAM, em Manaus.


Para saber mais sobre a VII Semana de Ciência de Tecnologia do ICE, acesse: https://sectice.ufam.edu.br/



Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/