Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Novo superintendente da Suframa quer o Distrito entre 'pontos turísticos' de Manaus

Novo superintendente da Suframa quer o Distrito entre 'pontos turísticos' de Manaus
O novo superintendente da Superintendência de Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Alexandre de Menezes, convocou uma coletiva de imprensa, nessa terça-feira (19), para destacar os principais pontos de atenção durante sua gestão. Menezes falou sobre a possibilidade do Distrito Industrial se transformar em um ponto turístico de Manaus.

Alfredo Menezes é coronel reformado e filiado ao PSL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, e tomou posse na segunda-feira (18). Ele contou que enquanto esteve com o presidente, levou quatro pontos principais que vão nortear sua gestão nos próximos anos.
 
Foto: Indiara Bessa/Rede Amazônica
A autonomia para a nomeação da equipe da nova gestão foi o primeiro ponto citado durante a coletiva. Outro pedido feito a Bolsonaro, conforme Menezes, foi em relação à “autonomia financeira da Suframa”.

Entre os destaques mencionados, estão formatações na aplicação dos recursos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Processo Produtivo Básico (PPB). “Existe um decreto de lei e o PPB está lá, prevendo um prazo de 120 dias para aprovação. O que é o PPB? A empresa que vem para a nossa região, ela precisa aprovar os processos dos seus produtos, e o que acontece? A Lei fala que são 120 dias, e o que nós temos visto na prática? Esse prazo às vezes excede quase um ano, e nós sabemos que, com o ambiente que nós vivemos hoje, de completa inovação tecnológica... Se gastarmos esse tempo todo para aprovarmos um produto, o que vai acontecer? Quando ele sai da 'geladeira', no bom sentido, ele já está ultrapassado. Então, pedimos um estudo com relação a isso”, afirmou.

Quanto aos recursos de P&D, o superintendente sugere uma formatação. “As empresas que trabalham com a parte de eletrônicos, e que gozam de benefícios da lei de P&D, elas tem que desenvolver produtos que nós possamos utilizar aqui, na verticalização da nossa cadeia produtiva. Então nós queremos justamente isso, pegar esses recursos e verificar se eles estão sendo aplicados corretamente, o que está sendo aplicado e que fica aqui na nossa região”, disse.

Veja o que Alfredo Menezes pontuou sobre outras questões envolvendo a Suframa:

Jair Bolsonaro: “Solicitei, na minha lista de prioridades, autonomia financeira, descontingenciamento de recursos da Suframa. Isso é importante e vital para nós. Até o ano de 2002 nós tínhamos convênio com diversos órgãos, sejam eles municipais, prefeituras, ou estaduais em toda a nossa área de abrangência. Muitas obras foram construídas com recursos da Suframa e nós perdemos esse recurso. Então, o que eu solicitei a ele [Bolsonaro], foi que ele estudasse, juntamente com a equipe econômica, a possibilidade de nos devolver esse descontingenciamento de recursos para que nós pudéssemos, dentro do que eu falei, colocar a Suframa como protagonista, como vetor de desenvolvimento regional”.

Centro de Biotecnologia do Amazonas (CBA): “Tenho conhecimento que o CBA está passando por um momento de reformatação, mas a filosofia que temos é essa. Estamos aqui para inserir no nosso processo. Qual o objetivo? O objetivo é de produzir aparatos tecnológicos, modernizar, para que essa tecnologia seja usada na verticalização e modernização do nosso polo e produtos”.

Distrito Industrial de Manaus: Menezes também comentou sobre a reunião que teve com o Prefeito de Manaus, Artur Neto, nesta segunda-feira (18). “Discutimos sobre o asfaltamento do Distrito, e a visão dele é a mesma visão que eu tenho. Nós queremos deixar o nosso Distrito como um ponto turístico da cidade de Manaus, e a nossa cidade merece isso, e os nossos empresários e futuros parceiros precisam ter o Distrito como uma referência. Ele nos prometeu e nos assegurou que o processo de licitação está praticamente pronto e que dentro de poucos dias ele será realizado, e em um futuro bem próximo, com as empresas que vencerem esse processo iniciarão as obras e nós teremos o nosso distrito asfaltado e sinalizado”.

EUA: “Eu vou dar uma opinião pessoal: eu creio que é por aí que temos que caminhar, temos que buscar investimento de quem tem. Nós temos que buscar investimento de quem tem recurso e quem tem a nos ensinar. Vejo com muito bons olhos essa aproximação [com os EUA], e eu tenho quase que plena convicção que essa política externa que é dirigida pelo Ministério das Relações Exteriores, eles caminham nessa direção. Vou procurar estar mais perto em relação ao conhecimento das diretrizes da nossa política externa caminhando nessa direção dos EUA”.
 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/