Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

No Peru, Acre discutirá estratégias para conservar e desenvolver a Amazônia

No Peru, Acre discutirá estratégias para conservar e desenvolver a Amazônia
O Acre participará das discussões do congresso internacional “Integración de las Áreas Protegidas del Bioma Amazónico (IAPA) – Visión Amazónica” que será realizado no Peru. A participação do Acre no evento é fundamental para a Amazônia brasileira, já que o Estado faz parte da tríplice fronteira com o Peru e a Bolívia.

O encontro visa discutir estratégias de cooperação técnica entre os países latino-americano, sobre a conservação ambiental e o desenvolvimento econômico aliado a sustentabilidade, do bioma amazônico.
 
Foto: Arquivo/Secom-AC
Nesta edição, que será realizada nos dias 11 e 12, deste mês, em Lima, o evento contará com a participação de cinco países: Brasil, Equador, Colômbia, Bolívia e o anfitrião, Peru. Representando o Brasil estará o Ministério de Integração e o secretário de Estado de Planejamento do Acre, Raphael Bastos Júnior.

Juntos, os países irão alinhar ações para trazer uniformidade no desenvolvimento econômico do bioma amazônico, e, fortalecer os sistemas de áreas protegidas de florestas fronteiriças pertencentes a eles.

O secretário acreano afirma que no centro das discussões colocará em debate um modelo de desenvolvimento regional, pautado no fortalecimento do agronegócio de baixas emissões de carbono e de alto valor agregado.

Bastos ressalta também que o encontro possibilita ainda colocar o Acre como um dos pioneiros no debate de produção com baixa emissão de carbono. “Juridicamente somos os primeiros do mundo já aptos a usufruir disso, temos crédito de carbono para vender aos países interessados em cumprir os acordos ambientais assinados na COP21”.

Visión Amazónica

O projeto Visión Amazónica é financiado pela União Européia e tem como objetivo principal contribuir para o aumento da resiliência dos ecossistemas aos efeitos das mudanças climáticas, mantendo a oferta de bens e serviços que beneficiem a biodiversidade, as comunidades e as economias locais.
 

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/