Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

X-Pavulagem: hambúrguer de pirarucu é criado por chef do Amapá

X-Pavulagem: hambúrguer de pirarucu é criado por chef do Amapá
Foto: Fabiana Figueiredo/G1 Amapá
peixe Pirarucu, um dos maiores de água doce do Brasil e encontrado em abundância no Amapá, virou carne de sanduíche nas mãos do chef burguer Waldemir Gouveia Rodrigues Júnior, mais conhecido como Bola Júnior, de 34 anos. Chamado de 'X-Pavulagem', o prato é uma aposta turística em Macapá, segundo reportagem do G1 Amapá. 

Buscando agregar o peixe com sabor regional a um sanduíche, Bola não hesitou em usar o pirarucu, que tem uma carne mais densa e sabor marcante. A criação valoriza ingredientes encontrados com mais facilidade no Amapá. “Muitas hamburguerias valorizam a carne, o bacon, a calabresa, outros produtos e deixam os produtos regionais de lado. O de pirarucu, assim como nosso hambúrguer de maniçoba, é um produto para nosso mercado local e para o turista que quer conhecer o Estado, através da gastronomia”, comentou Bola Jr.
Foto: Fabiana Figueiredo/G1 Amapá
Na ideia de fazer um prato norte-americano com ingredientes da Amazônia, o chef amapaense pensou em retratar não somente o sabor do peixe, mas também a textura de acompanhamentos do alimento que é tradicional na região. “Nós, da Amazônia, somos acostumados a comer o peixe com o tucupi, jambu, a farinha de mandioca, que são acompanhamentos tradicionais. Então a gente procurou pegar um pouco de cada um para combinar todas as texturas e sabor para esse sanduíche. Eu não queria que o hambúrguer perdesse essa característica regional”, disse.

Dicas do chef

Para que a carne do peixe fique agradável ao paladar no hambúrguer, Bola indica usar pão de massa macia. A receita do hambúrguer também pode ser feita com qualquer peixe. “Essa receita eu estou fazendo com pirarucu. Mas a pessoa, por exemplo, assou um peixe, um tambaqui que sobrou do almoço, à noite pode fazer o mesmo processo que faço com o pirarucu e fica o hambúrguer de peixe”, indica.
Foto: Fabiana Figueiredo/G1 Amapá
O prato ainda não é comercializado, porque é uma das atrações do Festival Brasil Sabor 2017, que acontecerá em junho, em Macapá. Confira como produzir o hambúrguer de pirarucu, com a receita para 7 hambúrgueres de 150 gramas:

Ingredientes

Para o hambúrguer

- 800 gramas de pirarucu desfiado, temperado e já assado (Sugestão de temperos do chef: alho poró, cebola, orégano, tomilho, gengibre e sal)
- Farinha de arroz (ou arroz agulha comum)
- Caldo de peixe de pirarucu
- 2 cebolas médias assadas e picadas
- Sal a gosto

Para o sanduíche

- Queijo de búfala da região
- Purê de macaxeira (400 gramas)
- Folhas de jambu à vontade para a fritada de jambu
- Azeite a gosto para fritar
- 12 castanhas-do-Brasil trituradas assadas de forno
- Cebolinha picada

Para a fritada de jambu

- 1 xícara de trigo
- 1 copo de leite
- 8 castanhas-do-Brasil frescas

Preparo

Em um recipiente, misturar três colheres de caldo de peixe com duas colheres de farinha de arroz, em seguida, juntar com o peixe desfiado e duas cebolas picadas, que foram assadas com o peixe. Sal a gosto.

Com a massa de peixe, fazer bolas, amassar e moldar para fazer o hambúrguer. Em seguida, dar uma leve empanada com farinha de arroz e levar para fritar de 8 a 10 minutos, até dourar dos dois lados.

Montagem: hambúrguer de peixe, pedaços de queijo de búfala, purê de macaxeira, cebolinha, farofa de castanha, molho de mostarda de tucupi do chef Bola Jr e fios de azeite.

Preparo da fritada de jambu: Misturar 8 castanhas frescas trituradas com um copo de leite e uma xícara de trigo. Empanar a folha de jambu, passar na farinha de milho e depois fritar.

Veja mais notícias sobre Culinária.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/