Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Regularização gratuita de terrenos para famílias carentes de Macapá começa em 2020

Regularização gratuita de terrenos para famílias carentes de Macapá começa em 2020
Famílias carentes de Macapá serão beneficiadas com a regularização fundiária gratuita por meio do Programa Moradia Legal, lançado nesta segunda-feira (2) pelo Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap).


O processo de titulação começa a partir de janeiro de 2020 como um projeto piloto em uma área da capital determinada pela prefeitura de Macapá. A intenção é que o programa seja expandido aos demais municípios do estado.



Para o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), o desembargador João Lages, a facilidade de acesso ao título de propriedade movimentará a economia local.

"A movimentação financeira é muito boa porque possibilita o crédito àquelas pessoas que precisam oferecer um bem em garantia ao banco e não tem. A partir de agora, com o título definitivo registrado em seu nome, já tem uma 'carta na manga' para ir atrás de um financiamento para construir ou reformar o imóvel", afirmou Lages.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica

A prefeitura de Macapá ainda não tem um levantamento de quantas famílias deverão receber o benefício do Moradia Legal. Segundo o prefeito Clécio Luís (Rede), o projeto ajudará a formalizar a situação jurídica e imobiliária de muitos macapaenses.
"Hoje, boa parte da cidade, cerca de 60%, são de áreas que vivem na informalidade. Os lotes existem, os setores existem, as quadras existem, mas não têm uma formalização. A maioria deles são recibos de compra e venda apenas. Com o programa, nós queremos que a cidade de Macapá seja formalizada", garantiu o gestor.


A iniciativa foi inspirada no programa que já é executado pelo Poder Judiciário de Alagoas. Além da prefeitura, o Moradia Legal conta com apoio da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg) do Amapá. A expectativa do Tjap é que em até 4 meses os primeiros títulos sejam entregues.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/