Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Projeto monitora nascimento de quelônios em Araguacema, no Tocantins


Foto: Divulgação/Ibama

MANAUS - Nos últimos dias, mais de 100 ovos de quelônios eclodiram na Praia da Gaivota, no município de Araguacema, no Tocantins. O acontecimento foi monitorado pela base do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) instalada no local. Ao todo, 120 animais nasceram por meio do Projeto Quelônios, ação realizada pelos técnicos do Instituto da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal / Cantão.
O supervisor de gestão APA Ilha do Bananal / Cantão, Fábio Gamba, informou que após essa eclosão, as covas, onde os ovos foram depositados, foram limpas. “Os quelônios voltaram para a cova com o objetivo de absorver a reserva de nutrientes e, somente após essa etapa, eles serão soltos na natureza”, explicou. As ações continuam até dezembro. Ainda estão sendo monitorados cerca de 150 ovos que continuam nas covas feitas pelos técnicos.
Projeto
As atividades iniciaram no último em setembro com a construção da base na Praia da Gaivota. Após a identificação dos locais de desova, a equipe realizou a transferência dos ovos das covas ameaçadas. Até o nascimento, a equipe monitora para que os filhotes possam ser reintroduzidos à natureza.
A ação, que abrange o monitoramento e acompanhamento desses animais nos rios do Estado, desde a desova até a introdução dos filhotes na natureza, contribui para recompor a espécie. Como resultado, em 2003, a tartaruga saiu da lista de animais em extinção.
O projeto é realizado pelo Naturatins, com o apoio da prefeitura de Araguacema e do comércio do município.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/