Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Período proibitivo das queimadas começa no Mato Grosso

Período proibitivo das queimadas começa no Mato Grosso
Mato Grosso é o Estado com maior número de focos de queimadas em 2017. Para mudar o quadro, o período proibitivo das queimadas começa neste sábado (15) e segue até 15 de setembro, de acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O governo informou que o período ainda pode ser prorrogado por causa das condições climáticas. Em 2016 e 2015 a proibição seguiu até outubro.
Foto: Janeislan Barbosa
Um plano integrado de ações de prevenção e combate às queimadas e aos incêndios florestais em Mato Grosso será lançado nesta quarta-feira (12), informa reportagem do G1 Mato Grosso. Segundo a Sema, também serão lançadas, paralelamente, ações de intensificação das campanhas de fiscalização ao desmatamento ilegal.

O evento será às 15h no Parque Estadual Massairo Okamura, onde fica a base do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá. No início desta semana a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para os riscos causados pela baixa umidade do ar comum nesta época do ano.

Focos de calor

De 1º de janeiro a 30 de junho, Mato Grosso já registrou 5.165 focos de calor, montante 23,8% inferior ao contabilizado no mesmo período do ano passado, que chegou a 6.785 focos de calor. Na Amazônia Legal, a redução chega a 41%, com um decréscimo de 19.170 para 11.296 focos de calor no mesmo período.

Apesar das reduções nos focos de calor, o estado ainda ocupa primeiro lugar no ranking dos nove estados amazônicos, seguido por Tocantins (2.311), Maranhão (1.407) e Pará (1.121).

Com esse ranking, o governo colocou investimentos que devem chegar a R$ 3 milhões, entre recursos do Comitê do Fogo, que é presidido pela Sema, e Corpo de Bombeiros. O valor representa quase o dobro de investimentos do ano passado.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/