Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sexta, 18 Setembro 2020

Ideflor-bio participa de limpeza em praias do Rio Xingu

Ideflor-bio participa de limpeza em praias do Rio Xingu
Para garantir a proteção dos recursos ambientais e socioculturais na área do Tabuleiro do Embaubal, reserva ecológica para desova de tartarugas, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) realizará uma ação de educação ambiental no município de Senador José Porfírio, de 21 a 23 de setembro, destinada aos moradores da região e frequentadores da área. O objetivo é unir forças para manter o lixo longe de crianças, dos quintais, das praias de desova e do Rio Xingu.

A ação faz parte da “Semana Mares Limpos”, realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) Meio Ambiente, com apoio de parceiros, em alusão ao Dia Internacional de Limpeza de Praias, comemorado no último dia 16. Até o dia 24 deste mês, mais de 60 grupos promoverão ações voluntárias de limpeza em praias e outros cursos d’água em 11 estados brasileiros.
Foto: Reprodução/Agência Pará

Nos dias 21 e 22, a equipe da Gerência da Região Administrativa Xingu (GRX/Ideflor-bio) estará nas escolas públicas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Vitória de Souzel, e no dia 23 realizará um grande mutirão de limpeza na Praia do Leme. Dentre as atividades previstas está uma palestra sobre a importância da criação da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Tabuleiro do Embaubal e da RDS Vitória de Souzel para a preservação das tartarugas da Amazônia. Haverá ainda palestra sobre destinação do lixo e coleta seletiva; oficina de confecção de pufes com garrafa PET e alternativa de renda; circuito de cordas recreativo, com agentes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), e um mutirão de limpeza.

Com participação voluntária, a ação busca aumentar a consciência da população local e dos frequentadores sobre a importância de descartar o lixo corretamente, especialmente o plástico. O evento é gratuito e realizado com a parceria do BPA e apoio da Prefeitura Municipal de Senador José Porfírio, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Infraestrutura (SeminfI) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semat).

Plano Nacional

A “Campanha Mares Limpos” reúne grupos de limpeza de praia, que coletarão informações sobre o lixo encontrado na área, para contabilizá-las em um panorama nacional sobre o lixo no mar, e assim subsidiar a elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, liderado pelo Ministério do Meio Ambiente e pela ONU Meio Ambiente. A metodologia de coleta de dados foi elaborada pelo Instituto Ecosurf, também parceiro da campanha.

A campanha global da ONU Meio Ambiente mobiliza governos, indústria e cidadãos para acabar com o uso excessivo e o desperdício de plásticos descartáveis, e eliminar microplásticos em cosméticos, as duas maiores fontes de poluição marinha. Atualmente, estima-se que mais de 8 milhões de toneladas de plástico terminem nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha, à pesca e ao turismo, e um prejuízo de pelo menos 8 bilhões de dólares aos ecossistemas marinhos. Estima-se, também, que até 2050 os oceanos terão mais plástico do que peixes, e que 99% das aves marinhas terão ingerido algum tipo de plástico.

DiversidadeNo município de Senador José Porfírio estão localizadas a Revis Tabuleiro do Embaubal e a RDS Vitória de Souzel. O Tabuleiro do Embaubal abriga o maior sítio de reprodução de quelônios da América do Sul, devido à alta quantidade de espécies que depositam seus ovos nas praias da região, como a tartaruga-da-amazônia, pitiú ou iaçá e tracajá.

Além da vasta diversidade de quelônios na região, a criação das Unidades de Conservação levou em consideração a grande beleza dos ecossistemas da região, que possui praias, áreas de várzea e igapó, e uma rica diversidade biológica, com espécies ameaçadas de extinção, migratórias e endêmicas.

A RDS foi criada para assegurar as condições e os meios necessários para a melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais locais, possibilitando o desenvolvimento de projetos alternativos geradores de renda, e a valorização, conservação e aperfeiçoamento de conhecimentos e técnicas de manejo dos recursos naturais.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 18 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

No Internet Connection