Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Hospital Regional do Baixo Amazonas recebe prêmio por ações ambientais

Hospital Regional do Baixo Amazonas recebe prêmio por ações ambientais
Foto: Divulgação/Agência Pará
O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, recebeu o prêmio Amigo do Meio Ambiente, concedido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo e entregue nesta quarta-feira (14) durante o IX Seminário Hospitais Saudáveis (SHS). A cerimônia foi no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP).
O projeto “Compostagem e Horta Orgânica”, do hospital paraense, foi um dos 15 melhores apresentados nesta edição, que teve a participação de mais de 110 projetos de todo Brasil. Além disso, o HRBA foi certificado com menção honrosa pelo projeto “Caracol, um giro ambiental hospitalar”. “Esse é um reconhecimento muito grande para o hospital e para o município de Santarém”, disse a diretora de Enfermagem do HRBA, Daniella Mengon.
O HRBA  tem vários projetos ambientais implantados, e muitos envolvem a comunidade. “Incentivamos os funcionários, dentro das atividades que cada um exerce no hospital, que apresentem ideias de como reduzir custos, reaproveitar os materiais e trabalhar a técnica usando materiais reaproveitáveis”, afirma a diretora.
O projeto “Compostagem e Horta Orgânica”, implantado em outubro de 2015, contribui para reduzir a quantidade de lixo orgânico destinado ao aterro sanitário do município e melhorar a alimentação oferecida aos usuários, acompanhantes e colaboradores. Em menos de seis meses, o projeto já reaproveitava 25% (cerca de uma tonelada) dos resíduos orgânicos gerados pelo hospital, transformando-os em adubo, que é usado em uma horta para produção de verduras e legumes. “Estamos contribuindo para o meio ambiente e para a melhoria da alimentação no hospital, estimulando a socialização e parcerias entre outras instituições”, explica Ádrea Moreira, uma das coordenadoras do projeto.
Foto: Divulgação/Agência Brasil
Novo uso – O projeto “Caracol, giro ambiental hospitalar” consiste no reaproveitamento de materiais usados no hospital, como tampas de medicamentos, para confeccionar diversos objetos e jogos educativos, como quebra-cabeças, cartões e agendas. O trabalho é de autoria de Waneide Ferreira, que é telefonista do HRBA e artesã.
Um coletor é colocado em áreas específicas do hospital, reservado especificamente para os materiais que podem ser reaproveitados. Após a coleta, é feita a higienização e, a partir deste processo, a artista dá nova forma aos objetos que seriam jogados no lixo. “Vamos fazer oficinas para aumentar ainda mais o reaproveitamento desses materiais. Essa iniciativa dá uma contribuição grandiosa para o sistema de gerenciamento de resíduos”, diz a responsável técnica pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos do HRBA, Sheila Oliveira.
Nesta quinta-feira (15), o HRBA vai receber um troféu de reconhecimento pela adesão do hospital à campanha “Desafio 2020 - a Saúde pelo Clima”, coordenada pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis. Em 2013, o hospital recebeu o prêmio Amigo do Meio Ambiente pelas ações de sustentabilidade. Em 2015, ganhou, do Projeto Hospitais Saudáveis, uma placa comemorativa em reconhecimento aos esforços voltados para a redução dos impactos ambientais.
O Hospital Regional de Santarém é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do oeste do Pará. O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/