Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Desmatamento no mês de agosto cresce 41% na Amazônia Legal

Desmatamento no mês de agosto cresce 41% na Amazônia Legal
A Amazônia Legal teve 582 quilômetros quadrados (km²) desmatados em agosto deste ano. O dado é 41% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Quarenta por cento do total da área desmatada em agosto de 2016 foi registrado no Pará. Outros 26% no Amazonas, 18% em Rondônia e 11% no Mato GrossoRoraima (3%) e Acre (2%) foram os Estados com menor desmatamento. Além disso, o tamanho da área de floresta degradada foi de 619 km². Em relação ao mesmo período do ano passado, isso representa um aumento de 373%. As informações são do boletim Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Neste mês, foi possível monitorar 95% da Amazônia Legal, os outros 5% estavam cobertos por nuvens, o que dificultou a detecção do desmatamento e da degradação florestal. Os estados com maior cobertura de nuvens foram Roraima (17%) e Amapá (13%). De acordo com a publicação, em virtude disso, os dados podem estar subestimados.

Mesmo nestas condições, o boletim aponta que Pará, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Roraima e Acre registraram ação de desmatamento. Quatro deles apresentaram dados superiores aos detectados no mesmo período do ano passado. O Pará registrou 236 km², área 58% maior que em 2015. No Amazonas, foram 149 km², 107% a mais que no ano passado. Em Rondônia, foram detectados 102 km², dado 209% maior que no mesmo período de 2015. E o Acre, teve 10 km², o dobro do desmatamento registrado ano passado.

Altamira, no Pará, concentrou a maior área desmatada por município durante o período, com 59,3 km². Lábrea, no Amazonas, teve a segunda maior área, com 59,2 km² e São Félix do Xingu, teve 55,4 km². Segundo o SAD, Porto Velho (RO), Apuí (AM), Colniza (MT), Portel (PA), Novo Progresso (PA), Boca do Acre (AM) e Placas (AM) registraram entre 53,7 e 13,9 km² de desmatamento.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/