Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Calculadora informa tamanho do impacto que hábitos de consumo causam no planeta

Calculadora informa tamanho do impacto que hábitos de consumo causam no planeta
O que nossos hábitos de consumo dizem sobre nós? Como eles impactam a sobrevivência do planeta? A adaptação às novas necessidades é uma mudança que o ser humano precisa colocar em prática para que o uso dos recursos disponíveis no planeta não se esgotem. Desta forma, a Hora do Planeta surge como uma ferramenta para ajudar a gerar consciência ambiental.

A proposta é mostrar a todos que o uso racional dos recursos é fundamental para o futuro. "A Hora do Planeta é um ato simbólico, quando todo mundo apaga as luzes por conta da nossa preocupação com o aquecimento global. Essa atividade anualmente é realizada pela WWF Brasil e várias pessoas participam. Em Manaus, esse ano, vai ser na Lagoa do Japiim, às 20h30 [dia 25 de março]. A Amazônia Cabo apoia essa ação porque é preciso lembrar que esse aquecimento global é fato e que podemos realizar ações que minimizem esses impactos, tanto como pessoa física como quanto empresa", informou o analista de SGI na Amazônia Cabo, Felipe Alencar.

Segundo Alencar, além de participar da Hora do Planeta neste sábado (25), o grupo optou por aplicar o questionário disponibilizado pelo Pegada Ecológica. "Aplicamos esse formulário para saberem qual o tamanho do impacto que estão deixando no meio ambiente e para as próximas gerações. Basta responder questões como alimentação ou consumo de bens e no final ele vai saber quantos planetas precisa para manter os hábitos que tem", explicou.

Para o analista é importante se questionar sobre como o estilo de vida pode ser prejudicial não apenas para si, mas para o planeta. "O nosso propósito enquanto empresa é reforçar nosso posicionamento quanto às questões ambientais e as mudanças climáticas. Trouxe esse questionário para nossos colaboradores para que vejam na prática o que estão consumindo e como podem melhorar", justificou.

Quer saber quantos planetas precisaria para manter seus hábitos de consumo? Teste:
Sobre a Pegada Ecológica

É uma metodologia de contabilidade ambiental que permite avaliar a demanda humana por recursos naturais renováveis com a capacidade regenerativa do planeta. É uma forma de traduzir a extensão de território que uma pessoa, cidade, país, região ou até a população do mundo todo utiliza, em média, para suprir suas demandas de consumo, produtos, bens e serviços. O cálculo é feito somando as áreas necessárias para fornecer os recursos renováveis utilizados com as que são ocupadas por infraestrutura (pelas cidades, por exemplo) e as áreas necessárias para a absorção de Gases de Efeito Estufa (GEE) lançados na atmosfera.

Para a composição desta Calculadora da Pegada Ecológica, utilizou-se como estudo a National Footprint Account (NFA) 2008/2011, o que significa que os bancos de dados para determinar a Pegada Ecológica - FAOSTAT (Food and Agriculture Organization of the United Nations) em sua maioria - são de 2008 e a metodologia para calcular a Pegada a partir destes bancos de dados é de 2011. A mais importante fonte de dados para a produção desta calculadora foi a Pesquisa de Orçamentos Familiares IBGE 2008/2009.

Na prática, a Pegada Ecológica mede a quantidade de terra biologicamente produtiva e de área aquática necessárias para produzir os recursos que um indivíduo, população ou atividade consome e para absorver os resíduos que gera, considerando a tecnologia e o gerenciamento de recursos prevalecentes. A área é expressa em hectares globais (hectares com produtividade biológica na média mundial).

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/