Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Matemática Pai D'égua: jogo de tabuleiro criado por alunos do Pará

Matemática Pai D'égua: jogo de tabuleiro criado por alunos do Pará
Alunos do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Pará desenvolveram um jogo regionalizado e de baixo custo para ensinar a temida disciplina dos cálculos. Segundo um dos responsáveis pelo projeto, o aluno Matheus Martins, o jogo é de tabuleiro e traz elementos da cultura amazônida, como vocabulário e expressões regionais."O jogo foi desenvolvido a partir da disciplina Matemática, Metodologia e Prática. Dois amigos e eu, nos reunimos e optamos pelo jogo de tabuleiro, tendo como público alvo alunos do nono ano do ensino fundamental. No jogo, propomos questões de operações básicas, equação do 1º grau e geometria plana", disse.     
Foto: Divulgação 
Matheus relata que o jogo tem por finalidade diversificar conhecimentos matemáticos, por meio lúdico, "relacionamos o jogo ao contexto social do aluno, com isso desenvolvemos a aprendizagem e a compreensão de conteúdos matemáticos, buscando produzir uma dinâmica de aula, de forma diferenciada do que normalmente é proposto em sala", disse.
O Matemática Pai D'égua traz a presença do vocabulário cultural do paraense, como afirma Matheus. " No jogo, ao invés de cartas de azar, temos cartas 'mundiadas', que quer dizer encantadas, além de casas como 'Você bebeu muito açaí. Deite na sua rede e fique uma rodada sem jogar!' ", completou.Para a professora doutora Rita Sidmar Alencar Gil, que orientou os alunos, ressalta a necessidade de se propor novas metodologias em sala de aula, "é muito importante na formação do professor de Matemática que ele aprenda novas metodologias de ensino, e o jogo permite ao aluno aprender a Matemática de forma mais prazerosa quando você estuda usando o contexto no qual o aluno está inserido," disse.
O jogo ainda está sendo apresentado em congressos de área, mas a equipe já planeja melhorar para atender outras séries e faixas de idade, além de buscar apoio para produção de unidades que possam ser distribuídas gratuitamente em escolas públicas.  
Foto: Divulgação / IFPA

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/