Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Manaus terá Área de Proteção Ambiental para o sauim-de-coleira

Manaus terá Área de Proteção Ambiental para o sauim-de-coleira
Manaus ganhou, nesta terça-feira (5) uma nova Área de Proteção Ambiental (APA), dedicada a estabelecer um corredor ecológico para a preservação do sauim-de-coleira, ou sauim-de-Manaus, único calitriquídeo (macacos de pequeno porte) da região, cuja distribuição se estende a leste, chegando até a cidade de Itacoatiara, e a aproximadamente 40 quilômetros ao norte de Manaus. O decreto criando a nova APA Sauim-de-Manaus foi assinado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, em solenidade realizada no anfiteatro do Parque Municipal do Mindu, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.

Com a medida, aumenta para aproximadamente 10 milhões de metros quadrados a área de proteção ambiental da cidade, com um mosaico de áreas protegidas que incluem o Parque Municipal do Mindu, o Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, o Parque Estadual Sumaúma e a Reserva Adolpho Ducke, tendo como delimitação os igarapés do Geladinho e Goiabinha, e suas respectivas margens (Áreas de Preservação Permanente), além de áreas verdes de loteamentos habitacionais como Cidade Nova, Loteamento Nascentes das Águas Claras, Parque das Garças, Renato Souza Pinto I e II, Ribeiro Júnior, Vila da Barra, Galileia, Nova Cidade, Vila Real, Riacho Doce II e III, Francisca Mendes I e II e Jardim Canarana. 
Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus
Para o prefeito, a criação da unidade tem importância fundamental para a manutenção da biodiversidade local e vai possibilitar a interligação entre dois importantes fragmentos urbanos: o Parque Municipal do Mindu, na zona Centro-Sul, e a Reserva Adolpho Ducke, na zona Norte.

“É um animal em extinção, um animal símbolo da nossa terra. Agora com a criação da APA nós vamos dar mais possibilidade da espécie se procriar acabar com o perigo de extinção. Estamos iniciando esse projeto ecológico de grande alcance para garantir o futuro da espécie”, disse o prefeito.

Com a criação da APA Sauim-de-Manaus a Prefeitura de Manaus passa a contribuir, efetivamente, para as medidas de gestão contidas no Plano de Ação Nacional de Conservação do Sauim-de-Coleira (PAN Sauim), coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam), do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). O PAN Sauim é uma estratégia nacional para garantir que o sauim saia da vulnerabilidade de extinção, com medidas que garantam a proteção dos fragmentos florestais, recuperação de áreas degradadas e ações de educação ambiental, além de infraestrutura que permita conexões entre áreas vegetadas, a exemplo de passagens áreas de fauna.
Foto: Ibama
Concurso

Simultaneamente foi feito o lançamento do edital de concurso da Prefeitura de Manaus para a escolha do nome e da identidade visual do sauim-de-Manaus, que desde 2005 é mascote do município de Manaus. O prêmio para o ganhador será de R$ 10 mil. O concurso incentiva ações voltadas à educação ambiental e à conscientização quanto a necessidade de preservação do sauim-de-Manaus. 

Poderão participar do concurso pessoas físicas ou jurídicas. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O edital e outras regras do concurso está à disposição dos interessados no site semmas.manaus.am.gov.br.

O projeto ganhador, com o nome e a identidade visual do sauim-de-Manaus, mascote do Município de Manaus, será utilizado em variadas peças e meios de comunicação, tais como papelaria, peças impressas em geral, “outdoors”, “banners”, páginas na internet, cartazes, revistas e vídeos, com a finalidade de disseminar o tema da preservação do sauim-de-coleira junto à sociedade, dando início a uma grande mobilização em favor do animal.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/