Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Livro póstumo 'Heidegger', do filósofo Benedito Nunes, é lançado pela UFPA

Livro póstumo 'Heidegger', do filósofo Benedito Nunes, é lançado pela UFPA
Benedito Nunes é considerado o maior filósofo da história do Pará. Foto: Divulgação/Agência Pará
A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza nesta terça-feira (25) o lançamento do livro 'Heiddeger', do filósofo Benedito Nunes. A obra foi organizada pelo professor Victor Sales Pinheiro, do Instituto de Ciências Jurídicas, que também assina a apresentação. Considerado o maior filósofo do Pará, Benedito Nunes nasceu em Belém em 1929 e foi um dos fundadores da faculdade de filosofia que posteriormente foi incorporada à UFPA.

Seus artigos e ensaios foram publicados internacionalmente e, após sua aposentadoria, Nunes recebeu o título de professor emérito da instituição em 1998. O trabalho do filósofo e crítico literário foi reconhecido pela Academia Brasileira de Letras, que lhe concedeu o prêmio Machado de Assis em 2010. Benedito Nunes morreu em fevereiro de 2011, na capital paraense.

Segundo Victor Pinheiro, organizador do livro, a publicação é uma forma de manter viva a memória e de Benedito Nunes, permitindo que a comunidade acadêmica conheça mais sobre o seu trabalho. “Apresentar o pensamento de Heidegger, um dos maiores filósofos do século XX, com um dos seus maiores intérpretes, Benedito Nunes é alguém muito significativo para a Universidade”, disse Pinheiro.

Após o lançamento do livro, o evento terá uma discussão sobre o tema 'A descoberta da existência pelo tempo: de Aristóteles a Agostinho' e, em seguida, o professor Nelson de Souza Júnior, pró-reitor de Extensão da UFPA, realiza uma palestra sobre 'Metafísica, História e Poesia: Benedito Nunes e seus encontros com o Heidegger tardio'.

O lançamento de 'Heidegger', de Benedito Nunes, será no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA) nesta terça-feira (25), 16h. A entrada é gratuita.

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/