Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

'Literatura em Foco' está há 19 anos revelando grandes escritores da Amazônia

'Literatura em Foco' está há 19 anos revelando grandes escritores da Amazônia
"Eu me lembro que o Amazon Sat nasceu ao lado do gabinete do Phelippe Júnior, em que trabalhavam um gestor, um produtor e apenas um jornalista: eu. Nesse momento, o doutor Phelippe Daou me contactou e me convidou para fazer um programa no canal, e eu topei a ideia. Assim nasceu o Literatura em Foco, que segue no ar até hoje, um esforço coletivo de uma equipe brilhante". O relato é do professor, historiador e doutor honoris causa Abrahim Baze, que apresenta o programa desde fevereiro de 2000, no Amazon Sat.
Foto:Reprodução/Amazon Sat

O Literatura em Foco é um dos pioneiros do Amazon Sat e faz parte de um gama de programas preocupados com a educação, inovação e sustentabilidade, que é a proposta da Fundação Rede Amazônica (Fram), parceira do canal.


Abrahim Baze conta que o programa é um dos poucos no Brasil na linha, e o diferencial está em revelar grandes escritores da Amazônia.


"A proposta do Literatura é destacar toda a produção literária da Amazônia. Eu viajei toda a região, e alguns países do exterior mostrando livros de produção da Amazônia e entrevistando os autores. E no ano que vem comemoramos 20 anos no ar, de forma ininterrupta e sem repetir obras", conta Abrahim.


Sobre a produção do Literatura em Foco, Abrahim conta que o começo foi difícil, mas o primeiro programa teve a presença do autor amazonense Mário Ypiranga Monteiro.

Foto:Reprodução/Amazon Sat

"O Amazon Sat ainda estava nascendo e dependíamos de toda a estrutura logística da TV Amazonas. Me lembro que o primeiro entrevistado do programa foi Mário Ypiranga Monteiro, onde gravei nos jardins do Palácio Rio Negro. E hoje somos um programa de referência nacional, e nossa pecualiaridade é conversar com autores que falam sobre a Amazônia", ressalta o professor Abrahim.


Literatura em Foco


O programa inédito do Literatura em Foco vai ao ar todas as quintas-feiras, a partir das 10h30 (horário de Manaus), com reapresentações as segunda-feiras, 15h30 e 23h30, e as quintas-feiras, 18h30.


Amazon Sat


O Canal que é a cara e voz da Amazônia e do amazônida, pode ser assistido por mais de 50 cidades na região, por TV Aberta e a cabo.


Em Manaus (AM), canal digital 44.1, em Porto Velho (RO) no canal digital 22.1, em Boa Vista (RR) no canal 23.1, em Rio Branco (AC) no canal 31.1, e em Macapá (AP) no canal 29.1. Em Belém e Ananindeua (PA) pela Roma Cabo, canal 24, e pela NET, canal 22 ou através do youtube.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/