Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Pesquisador da Fiocruz Amazônia conclui primeiro sequenciamento do covid-19 da região Norte

sequenciamento-covid-19
Pesquisador Felipe Naveca. (Foto: Eduardo Gomes/Fiocruz)

O primeiro sequenciamento do genoma completo do SARS-CoV-2 na região Norte foi concluído por pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). O resultado contribui para a ampliação do conhecimento sobre o comportamento do vírus e a pandemia da Covid-19.

O sequenciamento que foi feito pelo pesquisador Felipe Naveca e sua equipe, a partir de amostra de paciente do Amazonas, soma-se a outras iniciativas de genômica no país e no mundo.

"As análises iniciais mostraram nove mutações em relação à amostra original de Wuhan na China. Queremos entender se existe relação dessas variações no genoma viral no desfecho da infecção", explica o pesquisador.

Sequenciamento. (Foto:Divulgação)

Segundo ele, o sequenciamento do genoma da amostra do Amazonas já pode ser comparado com outros que circulam no Brasil e no mundo para identificar se existe um marcador de piora ou de melhora do quadro, além de contribuir para o desenvolvimento de uma vacina ou medicamento contra o vírus SARS-CoV-2 .

O pesquisador reforça a importância da ciência e do apoio a estudos sobre o coronavírus e lembra que o sequenciamento de vírus é uma das atribuições da Rede Genômica em Saúde do Estado do Amazonas (Regesam), que é apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Veja mais notícias sobre Inovação e Tecnologia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/