Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Inovação e tecnologia são temas do VH Summit em Manaus

Inovação e tecnologia são temas do VH Summit em Manaus

Dos dias 3 e 10 de agosto, acontecerá, em Manaus, o “VH Summit: Governo e Tecnologia”, evento que tem como um de seus objetivos contribuir para uma agenda de inovação e tecnologia para setor público no Amazonas.

As govtechs (empresas de base tecnológica voltadas para o governo) tem se tornado uma tendência mundial. Um dos motivos que podem explicar esse “ bom ” é que este segmento de startups irá movimentar 440 bilhões de dólares até 2025, mais do que as fintechs (startups voltadas para área financeira) e proptechs (startups voltadas para o setor imobiliário), segundo Edward Elliott, Gerente de Programa do GovTech Fund Public.

A abertura do evento será no dia 3 de agosto, no Auditório da OAB/AM e contará com a presença de especialistas no tema das govtechs como Alexandre Barbosa do ITSRio, Pablo Cerdeira da FGV, Fernando Rieche do BNDES, Rafael Ribeiro da ABStartups, Rodrigo Felisdório do TCU e Deraldo Almeida da Gartner, que irão tratar dos impactos da transformação digital nos governos.



Foto: Reprodução/Facebook


Além disso, ao longo da semana, no espaço do VilaHub Café Coworking ocorrerão diversas atividades como oficinas, painéis e palestras sobre saúde, educação, blockchain, transporte, gestão pública e muito mais, além da presença ilustre de Fernando Seabra, Diretor do Programa Startup Ecosystem da FIESP e líder da equipe de analistas do programa Shark Tank Brasil.

Durante o evento ocorrerá ainda um Datagame , que é um desafio de análise e tratamento de dados, algo inédito em Manaus. O tema do Datagame será “Libertando Dados Governamentais no Amazonas” e contará com a participação especial de Álvaro Justen, idealizador dos projeto Brasil.IO e colaborador do projeto Serenata de Amor, um dos maiores nomes do país quando o assunto é dados abertos.

O governo tem um papel fundamental para os avanços da tecnologia e inovação, logo, pensar uma agenda govtech com propostas e soluções que ajudem a melhorar o serviço público pode ser o primeiro passo para colocar o Amazonas em uma posição privilegiada no contexto da nova economia 4.0. Segundo Gustavo Jinkings, um dos organizadores do evento: “Enquanto na Argentina, Chile e Uruguai é possível abrir uma empresa em um dia na internet, no Brasil, esse prazo pode chegar à 79 dias. Em países como Estônia e Índia a identidade digital já é uma realidade, no Brasil ainda estamos atrasados tentando digitalizar todos os documentos como o RG, CPF, CNH, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Cartão do SUS... É preciso haver uma mudança de mentalidade no setor público.”

O VH Summit: Governo e Tecnologia tem o apoio do Acelera Amazônia, selo da Fundação Rede Amazônica, que tem como objetivo inspirar e fortalecer o empreendedorismo inovador através de ações que conectem empreendedores, instituições e comunidade levando em consideração o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

A Fundação Rede Amazônica é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, comprometida com a integração e desenvolvimento da Amazônia, com a missão de capacitar pessoas, articular parcerias e contribuir para o desenvolvimento social, ambiental e científico-tecnológico da região. 

O evento será uma verdadeira imersão no mundo das govtechs e reunirá gestores públicos, investidores, empreendedores, acadêmicos, estudantes, servidores públicos e entusiastas interessados em expandir seus conhecimentos sobre tecnologia e inovação. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.vhsummit.com.br

As vagas são limitadas e estão à venda pela internet. Já inscrições para as atividades que ocorrerão no VilaHub Café Coworking durante a semana estão no valor de R$20,00 por dia. O pacote completo pode ser adquirido com desconto por R$80,00.

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/