Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Imagens de satélite de queimadas serão incluídas na próxima fase do Projeto Amazônia Protege

Imagens de satélite de queimadas serão incluídas na próxima fase do Projeto Amazônia Protege

Imagens de satélite de queimadas serão incluídas na próxima fase do Projeto Amazônia Protege. A iniciativa visa ao combate ao desmatamento ilegal por meio da identificação e punição dos responsáveis.

Desde 2017, quando o projeto foi lançado, quase 2500 ações civis públicas foram instauradas com pedidos de reparação ambiental e de indenizações que ultrapassam R$ 4,9 bilhões.

O Ministério Público Federal informou que solicitou com urgência ao Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, cópias das imagens de queimadas de cada mês de 2019.

Foto: Aqua/Nasa/Reprodução

O material será analisado e haverá um cruzamento de informações de bancos de dados públicos, para delimitar as áreas desmatadas e identificar quem removeu de forma ilegal a vegetação.

A partir disso, poderão ser abertas novas ações. A próxima fase do projeto Amazonia Protege está prevista para ser lançada ainda este ano. O presidente da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do órgão, o subprocurador-geral da República Nívio de Freitas, destaca a união de esforços para combater os crimes ambientais.

Todas as imagens e informações também serão analisadas e discutidas em reunião da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural com procuradores da República dos nove estados da Amazônia Legal. O encontro está marcado para 4 de setembro em Brasília.


Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/