Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 26 Novembro 2020

Gols, cobiça e nome famoso: conheça a maior promessa do futebol amazonense

MANAUS - Conhecido pelas acrobacias e irreverência, o ator chinês Jackie Chan é um dos grandes nomes do cinema mundial. Do outro lado do mundo, no Amazonas, um Jackie Chan também está fazendo muito sucesso. Ele não é adepto das artes marciais, mas já começa a sentir o gostinho da fama. O Jackie Chan 'baré', apelido de Ivanilson Barbosa Chaul, é a maior revelação do futebol amazonense na atualidade. Aos 19 anos, ele consolidou seu nome ao ser campeão e artilheiro da Copa Amazonas pelo Fast Clube.
Jackie Chan é considerado a grande revelação do futebol amazonense nos últimos anos. Foto: Reprodução/Amazon Sat
O Amazonas é formado por quase 4 milhões de habitantes, mas os talentos surgem em cada vez menos abundância no futebol local. Prova disso é que o Estado não possui nenhum jogador na Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. Na direção contrária, a evolução de Jackie Chan salta aos olhos. O garoto nascido em Barcelos (a 405 quilômetros da capital, Manaus) é a grande esperança do Amazonas para sair do ostracismo nos campos. Ele desfilará seu talento na Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior competição de base do futebol brasileiro, em janeiro do ano que vem.Início e origem do apelido
A trajetória de Jackie Chan na 'capital do peixe ornamental' iniciou no futebol amador. Ele despontou em 2012, no São Francisco, onde foi campeão e artilheiro do campeonato local. Na ocasião, o fisioterapeuta do Penarol, Joselito Carioca, estava acompanhando o torneio para ver o irmão. No entanto, ele se encantou com o futebol de Jackie Chan e o convidou para fazer um teste no clube de Itacoatiara. Ali iniciava a trajetória do garoto no futebol profissional amazonense.
Aprovado no Penarol, Jackie Chan foi o artilheiro do Campeonato Amazonense Juvenil em 2013. Após passagem pelos juniores, ele estreou no time profissional em 2014.
Também foi no Penarol em que Ivanilson ganhou o apelido que o tornou conhecido. O 'batismo' foi de Igor Cearense, ex-treinador da base do Penarol e atual técnico do Manaus Futebol Clube. "Na apresentação dos juniores, todo mundo foi falar o seu nome e eu disse o meu, Ivanilson. Aí o Igor falou "não, Ivanilson não, é Jackie Chan". Aí a 'resenha' foi forte e eu acabei adotando esse nome", disse o garoto.
Nascido em Barcelos, Jackie Chan é mais um talento do interior do Amazonas no futebol. Foto: Reprodução/Amazon Sat
O talento de Jackie Chan cruzou as fronteiras do Amazonas em 2014, na Copa Norte Sub-20. Convidado por Darlan Borges para jogar o torneio pelo Tarumã, ele foi o destaque do time vice-campeão regional em Belém.Campeão de tudo
O auge da carreira veio neste ano, quando passou a defender o Fast Clube, novamente a convite de Darlan Borges. Ele foi campeão e vice-artilheiro do Campeonato Amazonense Sub-20, com 11 gols. O barcelense também foi o melhor jogador do Fast no inédito título para o Amazonas da Copa Norte Sub-20.
Mas Jackie Chan não parou por aí. Vestindo a camisa 10, ele recentemente foi campeão e artilheiro da Copa Amazonas pelo time profissional, com cinco gols em cinco jogos. Desta forma, o homônimo do ator chinês é a grande esperança do Fast para fazer história na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2016. A única vez em que um time do Amazonas passou da primeira fase foi em 2008, com o Nacional.Cobiça
Antes mesmo da Copa São Paulo, Jackie Chan já desperta a cobiça de grandes equipes do Norte. "Tenho proposta de vários times pra jogar a Copa Verde no ano que vem. Tem sondagem do Paysandu, do Nacional e do Remo. Cabe sentar pra conversar e ver o que é melhor pra mim", disse o garoto.
Jackie Chan (centro) vive o melhor momento da carreira neste ano, pelo Fast. Foto: Reprodução/Amazon Sat
O presidente do Nacional, Mário Cortez, negou veementemente o interesse em Jackie Chan. Mas Darlan Borges tratou de rebater ironicamente o mandatário do arquirrival. "O Fast Clube agradece, mas que houve o contato [do Nacional], isso houve. O rapaz que falou com o Jackie não deve ter ligado a mando do presidente".
Darlan, aliás, é um dos grandes mentores de Jackie Chan. Ele crava que o 'pupilo' é a maior revelação do futebol amazonense nos últimos anos. "Ele está no melhor momento da carreira. Pelo que já fez dentro de campo, acho que não tem mais nada o que provar a ninguém. Com certeza ele jogará em um grande clube de fora. Sabemos da proposta de outros clubes, mas aqui no Amazonas ele só deve jogar no Fast mesmo", cravou.
Flamenguista de coração, Jackie Chan espera ansiosamente a oportunidade de brilhar no futebol nacional. A Copinha é uma oportunidade ainda maior de atrair olhares dos grandes clubes e se aproximar dos seus sonhos. "Quero me tornar um grande jogador em um clube grande e ganhar muito dinheiro para ajudar minha família", disse.

Veja mais notícias sobre Esportes.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 26 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/