Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 02 Junho 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

[Falta foto] Obelisco maçon celebra fraternidade em Manaus

Muitos símbolos espalhados por Manaus intrigam a população. Um deles é o Obelisco localizado na rotatória Eldorado, localizada no bairro Parque Dez de Novembro, inaugurado em julho de 2012. Para comemorar o aniversário de 347 anos da cidade, o Portal Amazônia buscou descobrir o que significa este símbolo para a cidade.

O monumento é obra da maçonaria, uma ordem universal filosófica e filantrópica que segue a tríade liberdade, igualdade e fraternidade para construção de um sociedade mais humana. A palavra 'obelisco' vem do latim e significa pilar ou apontar. Segundo o venerável mestre da Loja Cavaleiros da Pátria do Grande Oriente do Brasil (GOB), Alexandre Antony Rebelo., sua estrutura é feita de pedra, frequentemente monolítica, com uma base quadrangular, construída na vertical e termina com uma pirâmide no topo.

"Existem monolitos neste formato em várias partes do mundo, sempre em grandes espaços abertos e surgiram no Egito. Eram levantados nos templos do deus solar Rá. Historicamente tem uma relação com os cultos solares a este deus. Esses obeliscos eram considerados símbolos de proteção e defesa no antigo Egito", explicou.

Com o passar do tempo, o monumento foi incorporado por diversas culturas, inclusive a ocidental. De acordo com Antony, a maçonaria ergue estes símbolos nas cidades em que está presente como uma forma de demonstrar sua presença no local. "Para mostrar onde realiza suas obras filantrópicas, de caridade, e também para manter a tradição milenar de erguer este símbolo em honra ao sol, o astro rei doador de vida, de luz, de energia e do calor", afirmou.

Um dos maiores exemplos dado pelo venerável mestre, é o obelisco de Washington (EUA). "A cidade foi toda planejada pelos maçons. Ele é o maior e mais conhecido fora do Egito. O segundo maior é o de Roma, também da época da grande influência da maçonaria", exemplificou.

Já no Brasil, um dos mais conhecidos é o do parque Ibirapuera, em São Paulo. "Normalmente a maçonaria, em diversas cidades, se você andar pelo Brasil, sempre tem obeliscos. Sabe-se que a maçonaria tem grande influência da cultura do Egito, dentre eles o olho que tudo vê, chamado de Olho de Osíris, que é outro símbolo adotado pela maçonaria, como o obelisco, entre outros", contou. O obelisco maçon de Manaus foi construído pela Grande Loja Maçônica do Amazonas. 

Veja mais notícias sobre Variedades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 02 Junho 2020
No Internet Connection