Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Exposição, visitas a navios e provas no Rio Negro celebram o Dia do Marinheiro

Exposição, visitas a navios e provas no Rio Negro celebram o Dia do Marinheiro
O Dia do Marinheiro será celebrado com uma diversificada programação durante o mês de dezembro, em Manaus (AM). O Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN) vai realizar visitas a navios, provas tradicionais no Rio Negro, além de uma exposição gratuita.

Foto: Divulgação/Marinha do Brasil
A população da capital amazonense vai poder conhecer o cotidiano da vida marinheira por meio de visitação pública ao Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) 'Doutor Montenegro' e ao Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) 'Roraima'. As embarcações estarão atracadas no Cais do Rodway, Centro de Manaus, nos dias 8 e 9 (sábado e domingo), das 9h às 17h.

No domingo (9), a partir das 7h, o Com9ºDN apoia a realização das provas do Rio Negro Challenge, com a sua prova de maior destaque: a Travessia Almirante Tamandaré. A prova terá o percurso de 8,5 km, reunindo nadadores locais e nacionais, na Praia da Ponta Negra, zona oeste da capital. No mesmo dia, das 7h às 12h, acontece a Exposição Estática de Aeronave do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, no calçadão da Praia de Ponta Negra.

Em continuidade aos eventos programados, também será realizada a Exposição do Dia do Marinheiro, que estará aberta no domingo (9), de 12h às 22h, e na segunda e terça-feira (10 e 11), de 10h às 22h, no Shopping Ponta Negra, localizado na Avenida Coronel Teixeira, 5.705. No dia 11, às 19h30, a Banda de Música dos Fuzileiros Navais do Com9ºDN apresentará um repertório variado composto por músicas militares e MPB, na praça da alimentação do centro de compras.

Para encerrar a programação da Semana da Marinha, no dia 13 de dezembro, às 16h50, acontecerá a Cerimônia Militar alusiva ao Dia do Marinheiro e a Imposição da Medalha Mérito Tamandaré, na sede do Com9ºDN, localizado na Rua Bernardo Ramos, s/nº, Ilha de São Vicente, no Centro de Manaus (AM), mediante convite.

Saiba como surgiu o Dia do Marinheiro

O Dia do Marinheiro surgiu em homenagem a Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, que nasceu, em 13 de dezembro de 1807, na cidade de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul. O Almirante Tamandaré é considerado herói militar e patrono da Marinha do Brasil devido a sua bravura nos combates da Guerra do Paraguai e por todo o seu serviço prestado em defesa da Pátria.

"As qualidades do Almirante Tamandaré, comprovadas por suas ações bem-sucedidas, são exemplos, não somente para os bons marinheiros, mas para os brasileiros de todos os tempos; relembrá-las é um exercício de patriotismo e inspiração", informou a Marinha do Brasil, por meio do Com9ºDN.

Veja mais notícias sobre Atualidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/