Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Estudantes de Manaus constroem barco elétrico para competição no Rio de Janeiro

MANAUS - Um evento que une esporte, inovação e educação agitará a cidade de Búzios (RJ), entre os dias 11 a 15 de novembro. O Desafio Solar Brasil 2015, como é chamado o campeonato, reúne 300 universitários de quatro estados do país para uma competição entre barcos elétricos movidos à energia solar, na Orla Bardot. O Amazonas está na disputa. A equipe Leviatã, composta por dez alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de Manaus, embarca neste fim de semana para o Rio de Janeiro, onde participa da competição.
Barco elétrico da equipe Leviatã, do Amazonas. Foto: Divulgação/Equipe Leviatã
O barco amazonense foi construído em nove meses pelos próprios alunos do curso de engenharia. O capitão da equipe, Matheus Ribeiro, conta que o projeto serviu para colocar em prática tudo que eles aprenderam ao longo do semestre na faculdade. Ao todo, R$ 15 mil foram investidos na embarcação. A universidade patrocinou o traslado para o Rio de Janeiro.
Estreantes da disputa, os estudantes estão otimistas. "Acredito que o barco tem condições plenas de completar o circuito. Estamos confiantes de que vai dar tudo certo", afirmou Matheus.Desafio nacional
O Desafio Solar Brasil 2015 é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do NIDES (Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social), em parceria com a concessionária Ampla e apoio da Prefeitura de Búzios. Ao todo, 21 equipes participarão das provas, que são divididas em oito etapas, com percursos de até 12 quilômetros.
Além da disputa dos projetos de embarcações solares, a programação do “Desafio Solar Brasil” inclui uma exposição na Praça Santos Dumont, com o tema “Aplicação das placas Fotovoltaicas para Geração de Energia”, e um seminário para discutir temas relacionados à energia solar com a comunidade local. O objetivo é envolver a população de Búzios nas discussões, com o envolvimento, por exemplo, de alunos de escolas municipais.
As equipes participantes da competição ganharão da organização do evento as placas solares que equiparão as embarcações. As placas captam a energia solar, que é armazenada em uma bateria no interior do barco e dão propulsão ao motor.                                                                                           A competição deste ano contará, pela segunda vez, com a participação de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Búzios, que terão a oportunidade de ver, na prática, alguns temas que estudam apenas nos livros. Os estudantes, que participaram como aprendizes no ano passado, terão sua própria equipe na competição deste ano.
Desafio Solar Brasil estimula impactos tecnológicos e sociais. Foto: Divulgação/FSB Comunicação
Premiação
O circuito de provas de provas do Desafio Solar tem oito etapas, com percursos de até 12 quilômetros. A equipe vencedora será aquela que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida das embarcações elétricas movidas à energia solar na Orla Bardot.
Uma comissão técnica formada por professores da UFRJ e principais patrocinadores selecionará o melhor projeto, sob o ponto de vista técnico, e o melhor vídeo entre as equipes participantes. Os vencedores serão homenageados com o Prêmio Fernando Amorim de inovação.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/