Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 13 Agosto 2020

Três hábitos que toda criança saudável precisa ter

Três hábitos que toda criança saudável precisa ter
Foto: Reprodução/Shutterstock
A saúde da criança é um tema muitas vezes relegado a primeira infância. Entretanto quando analisamos as doenças que mais afetam os adultos é possível enxergar que hábitos positivos podem sanar muitos desses problemas. Segundo o Dr. Francisco Malheiros, a prevenção é a forma mais barata de tratar doenças. Para isso é necessário um cuidado especial com as crianças.

Malheiros é especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Esportiva e Reumatologia. O médico afirma que ao longo de todos esses anos de experiência analisando casos de pacientes, fica muito claro a relação de bons hábitos e uma boa saúde. “As pessoas que tinham melhor qualidade de vida e saúde eram aquelas que possuíam bons hábitos. Não somente a minha experiência, mas também pesquisas apontam que a educação é uma das formas melhores maneiras para evitar doenças. Ensinar nossas crianças é uma forma de eliminar muitas pessoas dos leitos dos hospitais nos próximos anos”, afirmou.

Segundo Malheiros, o ideal é que as crianças sejam ensinadas desde cedo, através do exemplo dos pais e da escola, hábitos positivos que podem trazer uma vida mais saudável, plena e equilibrada. Por isso, o especialista fala quais são os hábitos essenciais para as crianças atualmente.  

1. Alimentação

Muitas doenças tem como consequência maus hábitos alimentares. As crianças podem adquirir gostos para verduras, frutas e legumes nos primeiros anos de vida. “É importante salientar que obesidade, problemas cardíacos e diabetes, são os problemas mais comuns em adultos hoje em dia. Essas doenças poderiam ser minimizadas se o paciente tivesse um boa educação alimentar. Quando isso começa nos primeiros anos o risco diminui muito”, afirma o médico.

2. Cuidados com os dentes

De acordo com Malheiros, outro ponto importante é a saúde bucal. “Não somente por questões estéticas, a boca é onde há uma densa cultura de bactérias, algumas delas positivas, mas outras nem tanto. Inflamações na gengiva, ou pequenos cortes levam as bactérias da boca até a corrente sanguínea e podem gerar problemas em outros órgãos do corpo humano”, disse Malheiros. O médico destaca o uso correto da escova de dente e fio dental. "Esses pequenos detalhes podem eliminar muitas doenças no futuro", afirmou..

3. Ergonômicos


Problemas na colunas, nos olhos e nas articulações tem relação direta com a ergonomia. Seus filhos leem livros e utilizam aparelhos eletrônicos muitos próximos ao rosto? Eles sentam com a coluna reta e totalmente encostada na cadeira? Muitas dessas práticas podem gerar uma vida muito mais saudável as crianças.

A recomendação do médico é que com frequência os pais levem seus filhos ao médico e que observem de perto quais práticas têm sido realizadas. “Essa é uma fase crucial no desenvolvimento humano. Então é importante que esses costumes sejam enraizados logo nos primeiros anos. Eu recomendo que as crianças visitem seus médicos com frequência, os  pais devem ficar atentos para as mudanças de comportamento que elas vão sofrer ao longo dos anos. Os responsáveis também não podem esquecer de sempre fazer os pequenos a praticar bons hábitos", finalizou o médico.

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 13 Agosto 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

No Internet Connection