Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Serra da Moça - com apoio da prefeitura, comunidade indígena inicia colheita de 3 toneladas de milho verde

A colheita de milho verde na comunidade indígena Serra da Moça já começou. A safra 2021 faz parte do Projeto culturas de inverno, desenvolvido pela prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI). Ao todo foram plantados quatro hectares na comunidade.

O milho vem sendo uma cultura de referência, pela sua versatilidade na preparação de alimentos, na utilização da criação de animais e liquidez em caso de necessidade de custear despesas da comunidade.

O milho vem sendo uma cultura de referência nas áreas indígenas do município. Crédito: PMBV.

A produtividade das lavouras efetuadas pela prefeitura por meio da SMAAI tem uma média produtiva de 130 sacas por hectare, fornecendo um excelente retorno aos produtores. Em 2021 a prefeitura cultivou mais de 50 hectares de milho nas comunidades indígenas de boa vista", disse o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto.

Mais de 50 hectares de milho foram cultivados nas comunidades indígenas este ano. Crédito: PMBV.

Para o agricultor familiar Francelino Duarte, a produção deste ano vem superando as expectativas. "Sabemos que não foi um ano fácil, devido a pandemia. O apoio da prefeitura através da secretaria de agricultura, desde o início do plantio até o suporte no escoamento da produção, garante a continuidade do nosso trabalho", comemora.

O tuxaua Alecssandro Carlos das Chagas (a esquerda), comemora a colheita e, já faz planos para da sua comunidade. Crédito: PMBV.

O apoio da prefeitura através dos projetos voltados para a agricultura familiar tem sido essencial para a autossustentabilidade das comunidades, de acordo com o tuxaua Alecssandro Carlos das Chagas, que também destacou a assistência e acompanhamento técnico da SMAAI em todas as etapas do cultivo.

"O momento da colheita é sempre uma realização, ver todo o trabalho da comunidade prosperando. Já estamos planejando a ampliação da área de plantio para 10 hectares na próxima safra", disse.

Projeto Culturas de inverno 

Desde 2018 a gestão municipal faz o plantio de culturas de inverno nas comunidades indígenas para incentivar a produção agrícola no local. Crédito: PMBV.

A prefeitura de Boa Vista vem desde 2018 promovendo o plantio de culturas de inverno nas 17 comunidades indígenas do município. O objetivo é melhorar a produtividade das lavouras indígenas, assim como ofertar alimento para que possa ser distribuído entre os povos.

A SMAAI executa todos os procedimentos de assistência técnica, desde o preparo e correção do solo, plantio, adubação de cobertura, defesa de lavoura, finalizando com o apoio na colheita e escoamento da produção. Dessa maneira viabilizando e incentivando o desenvolvimento agrícola nas comunidades.

O milho colhido tem como destino os Programas Institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Mesa Brasil. O restante da safra deverá ser colhido em outubro, com o milho já seco para a utilização na alimentação de animais dentro da comunidade e também para comercialização. 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/