Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Prefeitura inicia distribuição de 970 toneladas de calcário para produtores de Boa Vista

A agricultura familiar do município segue em plena produtividade. Nesta semana, iniciou a sua segunda etapa do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), com a distribuição de calcário para os produtores da zona rural, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI). Hoje são mais de 500 famílias beneficiadas com o PMDA.

Calcário é distribuído para a produção de hortifrútis que necessitam de sistema de irrigação. Crédito: PMBV.

O plano é dividido em duas fases. No 1º semestre foram fornecidos os insumos para o plantio de grãos aproveitando o período chuvoso com a distribuição de 470 toneladas de calcário. No 2º semestre veio a liberação do corretivo de solo para a produção de hortifrútis que necessitam de sistema de irrigação, com cerca de 500 toneladas de calcário.

Marquinários disponibilizados pela prefeitura fazem a distribuição dos insumos . Crédito: PMBV.

Com a chegada dos novos maquinários adquiridos pela prefeitura, começou o trabalho de distribuição e incorporação do calcário, fornecendo a assistência completa para o produtor. A correção do solo possibilita uma melhor produção, qualidade e rentabilidade para o produtor.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), Guilherme Adjuto, o trabalho no P. A Nova Amazônia com a distribuição de insumos é fundamental nesse período do ano, pois possibilita a abertura de novas áreas, facilitando o planejamento para 2022. O apoio com a mecanização é fundamental para os pequenos produtores, que sem essa ajuda, não conseguiriam viabilizar suas lavouras.

"As novas máquinas adquiridas pela prefeitura de Boa vista já começam a trabalhar no P.A Nova Amazônia. Estamos realizando abertura de novas áreas e também aplicando e incorporando calcário, visando o plantio do segundo semestre das culturas de hortifrútis e já pensando na preparação das áreas para o plantio de inverno de 2022", disse.

João Bosco está animado para ampliar a produção de hortifrúti no PA Nova Amazônia. Crédito: PMBV.

Para o produtor familiar de hortifrúti, João Bosco, que trabalha há 4 anos na região, a participação no PMDA foi uma verdadeira transformação na vida dos produtores da região, possibilitando a ampliação de área de plantio para mais 2 hectares, com a plantação de banana, maxixe, melancia, batata e feijão-de-corda.

"Hoje com o recebimento de mais insumos e a preparação do solo, nossa expectativa é muito positiva para a próxima safra, que já vem melhorando a cada ano, com o apoio e incentivo da Prefeitura. Podemos diversificar nossa plantação e planejar com segurança, sabendo que a maior parte da nossa produção já tem destino certo para os programas institucionais. Com a assistência dos novos maquinários, foi possível dobrar nossa área de plantio", comemora o produtor.

A correção do solo possibilita uma melhor produção, qualidade e rentabilidade para o produtor. Crédito: PMBV.

Investimentos

Atualmente, 47 maquinários estão disponíveis para os agricultores de Boa Vista. Cerca de 17 comunidades indígenas são atendidas com investimentos da Prefeitura de Boa Vista.

Além disso, 500 famílias são beneficiadas pelo Plano de Desenvolvimento ao Agronegócio (PMDA), que desde 2018 já foram investidos quase R$ 5 milhões no agricultor com insumos para o plantio de quase dois mil hectares de milho, soja, feijão, melão, melancia, batata-doce, macaxeira e hortaliças.

Veja mais notícias sobre Especial PublicitárioRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/