Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Em busca de visibilidade, esporte de força divulga calendário no Amazonas

MANAUS - O esporte de força ganha cada vez mais visibilidade em Manaus. Prova disso é que o título de homem mais forte do mundo na modalidade é de um amazonense: Washington Silva, bicampeão mundial e 18 vezes campeão brasileiro. Para 2016, a Federação Amazonense de Esporte de Força (FAEF) já tem seu calendário pronto e quer mais títulos, além de projetar novos talentos.
O primeiro evento da federação é a 9ª Copa dos Campeões de Esporte de Força, no dia 6 de março, em local a definir. Na ocasião, os dez melhores atletas de 2015 serão premiados pela entidade.
No dia 5 de junho, é a vez do Campeonato Itacoatiarense de Esporte de Força. Itacoatiara é um dos grandes polos do esporte de força no Amazonas, com destaque para a atleta Ianne Duarte, uma das melhores no cenário local.
Um mês depois, no dia 10 de julho, ocorre a 9ª edição do Campeonato Amazonense de Esporte de Força. O estadual, assim como a Copa dos Campeões, vai servir como seletiva para o Campeonato Brasileiro e Sul-Americano de Esporte de Força, em Caxias do Sul, no mês de setembro.
O Brasileiro e o Sul-Americano são as competições mais importantes da temporada. Segundo o atleta e presidente da FAEF, Washington Silva, a antecipação dos torneios locais é justamente para que os atletas amazonenses busquem patrocínio com antecedência para competir em Caxias do Sul.
"O Amazonas é um celeiro excelente de talentos. A única coisa que precisamos é de patrocínio, pois é muito difícil se deslocar daqui", disse Washington Silva ao programa Esporte Amazônia, do canal Amazon Sat.
Consagrado na modalidade, Washington sabe que a aposentadoria no esporte está próxima, mas ele pretende seguir na federação para continuar fomentando o esporte de força. "São 20 anos no esporte, acho que não tenho mais o que mostrar pras pessoas. Já fui duas vezes campeão mundial, duas vezes eleito o homem mais forte do mundo, 18 títulos brasileiros, 14 títulos sul-americanos. Isso vai servir de exemplo pra muitos atletas que estão vindo".
O recorde pessoal de Washington Silva na carreira é o levantamento de 292,5 quilos. "Já fiz 310, mas não valeu", ponderou. Washington vai representar o Brasil em um Desafio Internacional no primeiro semestre de 2016. O país a ser desafiado ainda não foi definido.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/