Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 31 Outubro 2020

Volta às aulas exige mais cuidado e atenção no trânsito

RIO BRANCO - O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) chama a atenção para alguns cuidados necessários a fim de garantir a segurança e a fluidez no trânsito no entorno das escolas. Com o início do ano letivo nas escolas da rede pública de ensino nesta segunda feira, (15), o trânsito será impactado com maior número de automóveis, motocicletas e pedestres nas ruas.
Para os pais que transportam os filhos e para os transportadores escolares, a primeira exigência é verificar se todos os ocupantes do veículo estão acomodados corretamente, de acordo com a capacidade do meio de transporte.
O uso de equipamentos de segurança adequados para cada idade é indispensável. A lei determina que bebês de zero a um ano viajem somente no 'bebê conforto', nunca no colo da mãe. Crianças de um a quatro anoS devem utilizar a cadeirinha, e de quatro até os sete anos e meio devem ser transportadas no assento de elevação. A partir dessa idade, a criança deve ser transportada somente no banco de trás até os dez anos, sempre usando o cinto.
Cuidado deve ser redobrado perto das escolas. Foto: Divulgação
“É importante lembrar que nas proximidades de escolas a velocidade deve ser reduzida e a atenção, redobrada na hora do embarque e desembarque de crianças, que deve ser sempre pelo lado da calçada, e nunca pela rua”, orienta a coordenadora de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco.
Orientações sobre estacionamento e travessia nas ruas
De acordo com o coordenador da fiscalização de trânsito do Detran, Jones Costa, o estacionamento em fila dupla é um dos fatores que provocam mais congestionamentos. “O pai acha que parando rapidinho para deixar ou buscar uma criança não vai atrapalhar, mas essa atitude é infração de trânsito e causa grandes transtornos”, enfatiza.
Outra orientação importante é a respeito da travessia. Os pais ou responsáveis devem ensinar que ela deve ser realizada na faixa de pedestre. Onde elas não existem a travessia deve ser feita em linha reta, já que crianças são imprevisíveis e podem atravessar repentinamente ou até ficar atrás do carro, em espaço de difícil visibilidade.
Vale lembrar que a paciência e a gentileza ao dirigir são indispensáveis, já que o aumento do número de pessoas e veículos nas ruas deve provocar lentidão no trânsito em alguns pontos da cidade, principalmente nos horários de pico.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 31 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/