Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Ufam divulga sete editais para exames de seleção de Programas de Pós-graduação; saiba quando se inscrever

Ufam Campus em Manaus - foto William Costa - portalamazonia

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam) divulga editais dos exames de seleção para ingresso no 1⁰ semestre de 2021 nos cursos de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-graduação desta Universidade. O candidato interessado deve acessar aqui o site da Propesp com os prazos de inscrição.

Ufam em Manaus. (Foto:William Costa/Portal Amazônia)

O período de inscrição para o Exame de Seleção do Programa de Pós-graduação em Ciências Animal e Recursos Pesqueiros (PPGCARP) ocorrerá entre os dias 26 de outubro a 03 de novembro para os cursos de Mestrado e Doutorado, até o horário das 23h59 do último dia previsto no Edital. Serão ofertadas para o Curso de Mestrado 12 vagas regulares e 02 suplementares, e para o Curso de Doutorado 12 vagas regulares e 02 suplementares. O programa dispõe de duas Áreas de Concentração com quatro Linhas de Pesquisa: A primeira Produção Animal constitui Linhas de Pesquisa: Nutrição e Produção de Monogástricos e Ruminantes; e Biotecnologia aplicada a Zootecnia e Recursos Pesqueiros, enquanto que a segunda corresponde ao Uso Sustentável de Recursos Pesqueiros que engloba as Linhas de Pesquisa: Ecologia de Recursos Pesqueiros e Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros.

O Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) ocorrerá no período de 03 de novembro até o dia 24 do mesmo mês. O PROFCIAMB dispõe de área de Concentração no Ensino de Ciências Ambientais, contemplando as linhas de pesquisa em Recursos Naturais e Tecnologia e Ambiente e Sociedade. Serão oferecidas 20 vagas destinadas aos servidores efetivos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). O período de inscrição para o Exame de Seleção ocorrerá entre os dias 20 e 24 de novembro.

Já o Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) realiza inscrições para o exame de seleção no período entre os dias 03 e 24 de novembro. O Programa dispõe da Área de Concentração em Processos socioculturais na Amazônia, contemplando as seguintes linhas de pesquisas: Sistemas Simbólicos e Manifestações Socioculturais, Redes, Processos e Formas de Conhecimentos e Processos Sociais, Ambientais e Relações de Poder. Serão oferecidas para o curso de Mestrado 20 vagas regulares e 05 suplementares.

No período de 03 a 12 de novembro ocorre às inscrições para exame de seleção do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSSSA). O programa oferta para o Curso de Mestrado 19 vagas, que serão distribuídas em 15 vagas para ampla concorrência (regulares) e 04 vagas suplementares. O PPGSSSA dispõe da seguinte área de concentração: Serviço Social, Políticas Públicas, Trabalho e Sustentabilidade na Amazônia. E duas Linhas de pesquisa em Questão Social, Políticas Sociais, Lutas Sociais e Formação Profissional e Gestão Social, Desenvolvimento, Ambiente, Direitos Humanos, Cultura e Diversidade Socioambiental.

De 26 de outubro a 10 de novembro acontece as inscrições para o Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) com ofertas de 12 vagas regulares e 02 suplementares. O PPGCF está inserido na área de concentração em "Bioanálises e Desenvolvimento de Produtos Farmacêuticos" com 03 linhas de pesquisa: Desenvolvimento, avaliação da qualidade e da utilização de insumos e produtos farmacêuticos e cosméticos, Avaliação da eficácia e segurança de insumos e produtos farmacêuticos e cosméticos e Investigação de marcadores laboratoriais e moleculares em doenças prevalentes na Amazônia.

Já o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidade (PPGECH) inscreve no período de 19 de outubro a 07 de novembro para o exame de seleção do Curso de Mestrado com oferta de 28 vagas, sendo 22 regulares e 06 suplementares. O PPGECH dispõe das seguintes linhas de pesquisas na área de concentração: Ciências Humanas e Ciências Naturais e Matemática com as seguintes linhas de Pesquisa: Perspectivas teórico-metodológicas para o ensino das Ciências Humanas, Fundamentos e Metodologias para o ensino das Ciências Naturais e Matemática.

E, finalmente, o Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) inscreve para o exame de seleção para o curso de Mestrado até o dia 15 deste mês de outubro, encerrando-se às 23h59 (horário de Manaus). O PPGPSI dispõe das seguintes linhas de pesquisas: Processos Psicossociais e Processos Psicológicos e Saúde. Serão oferecidas 20 vagas, sendo 16 regulares 04 suplementares.

Veja mais notícias sobre NotíciasEducação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/