Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Setas viabiliza 100 vagas para cursos profissionalizantes, em Mato Grosso

Setas viabiliza 100 vagas para cursos profissionalizantes, em Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) viabilizou, por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT), 100 vagas para cursos profissionalizantes na modalidade semipresencial. As inscrições serão abertas na Caravana da Transformação, que ocorre no próximo fim de semana, sábado (16.07) e domingo (17.07), em Barra do Bugres (168 km a médio-norte de Cuiabá).

Durante a ação, serão disponibilizadas 50 vagas para o curso de assistente administrativo e outras 50 vagas para assistente de contabilidade, cada um com 160 horas-aula. A carga horária presencial dos cursos é 20%. Dessa forma, 128 horas são realizadas a distância e 32 horas são realizadas presencialmente.

Para acesso aos cursos, o candidato deverá atender os seguintes requisitos: ter no mínimo 15 anos completos; Ensino Fundamental completo (6º ao 9º Ano);  ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais, aulas práticas em laboratório ou visitas técnicas; ·ter acesso à internet. Os cursos serão realizados em uma escola local, que possui acesso à internet, para garantir que todos os inscritos tenham condições de concluir a qualificação.  

Para fazer as inscrições, basta que os interessados compareçam até o Parque de Exposições Deputado Renê Barbour, em Barra do Bugres, tendo em mãos o CPF e RG, comprovante de endereço atualizado (tarifa de água, luz ou telefone) e de escolaridade. Estudantes com menos de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal, com as devidas cópias do RG e CPF.

Orientações


A Secretaria Adjunta de Trabalho e Emprego informou ainda que, servidores do Serviço Nacional de Emprego (Sine) irão realizar uma palestra para os cidadãos, alertando sobre como se portar durante uma entrevista de emprego, como elaborar o currículo, além de dar dicas importantes para entrevista de trabalho.

A intenção é auxiliar a todos na hora de concorrer a uma vaga, visto que cada empresa possui políticas diferentes na hora de escolher um candidato. Também será entregue aos participantes um manual de orientação e etiqueta profissional.

Oportunidade em meio à crise


Conforme o secretário adjunto de Trabalho e Emprego, Samir Prado, em épocas de crise encontrar um emprego é uma tarefa extremamente complicada. “Estamos cientes desta crise nacional. Temos buscado parcerias para investir em qualificação profissional, com cursos de aperfeiçoamento. O objetivo é oportunizar que pessoas em situação de vulnerabilidade sejam inseridas no mercado de trabalho. Somente com a qualificação isso é possível. Este é um legado de transformação que estamos deixando para essas pessoas quando a Caravana for embora”, enfatizou.

Ciente deste desafio, o Senai-MT atua como importante parceiro, dando prioridade para a educação profissional como maneira de emancipar o indivíduo pelo trabalho. Por meio de um projeto educacional que visa à formação de cidadãos capazes de atuar de maneira autônoma, crítica, consciente e participativa no ambiente de trabalho e na vida cotidiana, a instituição prioriza o processo permanente de aprendizagem e de incorporação de conhecimentos gerados pelo progresso científico e tecnológico.

Parceiros


Para realizar a Caravana da Transformação, o Governo do Estado conta com diversos parceiros, divididos em duas modalidades. Os parceiros fixos são: WWF Brasil, Senar, Senac, Senai, Incra, Defensoria Pública. Os órgãos do Estado envolvidos são: Unemat, Procon-MT, Samu, MTI, MT Fomento, Intermat, Empaer e Detran-MT.

Cada edição contará com parceiros regionais. Nesta edição, a Caravana contará com o apoio do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Projeto Inclusão Literária, Galvan – Escola de Cabelereiro e Grupo Barralcool.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/