Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Projeto leva capacitação e cidadania a jovens de comunidade do Amazonas

Projeto leva capacitação e cidadania a jovens de comunidade do Amazonas
A Associação dos Moradores Extrativistas da Comunidade de São Raimundo (AMECSARA), no município de Carauari (distante 788 quilômetros em linha reta de Manaus), no Amazonas, desenvolve um projeto com ações de educação ambiental, preservação e conservação de quelônios e formação para a juventude da cidade.

Jovens multiplicadores buscam, através de oficinas de formação em temáticas sociais, desenvolver o senso crítico da juventude local, além de capacitá-los no desenvolvimento profissional.
Foto: Thiago Looney/Acervo Pessoal
Para o presidente da AMECSARA, Raimundo Nonato, as ações de formação são iniciativas essenciais para nossa comunidade.

"A formação de lideranças, por exemplo, tem o objetivo de preparar a juventude para assumir os postos deixados pelos mais velhos. Investimos na formação desse jovem, não só profissionalmente, mas também crítica e politicamente", disse.

Como parte da formação dos jovens, o produtor audiovisual Thiago Looney, esteve na comunidade Bauana, ministrando uma oficina e nos contou sobre a experiência.

"Ministrei a oficina de fotografia e audiovisual, onde os alunos apreenderam os fundamentos básicos tanto da fotografia, quanto de softwares de edição. E essa experiência foi uma oportunidade para que eles enxerguem novas alternativas de carreiras", disse.
Foto: Thiago Looney/Acervo Pessoal
Para Raimundo, os frutos do projeto já são visíveis. "Hoje temos jovens atuando no conselho das duas reservas florestais de nossa região, a RDS e RESEX, além de líderes comunitários. Mas nossa maior conquista foi incluir os indígenas em nossas ações, pois eles tem as nossas mesmas necessidades, o que muda são apenas as distâncias", concluiu.

Os projetos da AMECSARA são desenvolvidos em parceria com a SITAWI, organização que atua no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras.
Foto: Thiago Looney/Acervo Pessoal

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/