Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Programa Forma Pará oferta quase mil novas vagas em cursos de graduação em municípios do interior

CONCURSO-750x452
A Secretaria de Ciência, tecnologia, educação profissional e tecnológica do Pará (SECTET), anuncia a segunda fase do programa Forma Pará. O lançamento oficial será no próximo dia 25 de agosto em uma live com o governador do estado, Helder Barbalho. Serão oferecidos cursos em convênios com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Instituto Federal do Pará (Ifpa). Nesta etapa, 955 vagas serão ofertadas por todo o Pará
Forma Pará. (Foto:Divulgação)

O processo seletivo será realizado via Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa, Fadesp, por conta da pandemia. Os editais serão publicados em setembro e as provas devem ser realizadas em dezembro. O calendário pode sofrer alterações, de acordo com o cenário da Covid-19 no Pará, para garantir a segurança de todos os candidatos.

Professora Edilza Fontes. (Foto:Divulgação/Agência Pará)

O programa Forma Pará foi lançado em 2019 e tem o objetivo de oferecer capacitação, através do acesso ao ensino superior. Foram contemplados, inicialmente, 14 municípios em convênios firmados com a Ufpa, Uepa, Unifesspa e Uepa. Nesta segunda etapa, a Sectet firmou convênio com a UFRA e IFPA. 


"Com a segunda fase, vamos alcançar 21 novas turmas. E a previsão é que tenham novas chamadas a cada ano, com o objetivo de interiorizar vários cursos para que as pessoas tenham acesso. E cada região tem sua peculiaridade e encaixamos com os cursos correspondentes para a formação de mão de obra especializada para cada município", explica a secretária adjunta da Sectet, Edilza Fontes.

Nesta fase serão ofertados os seguintes cursos e municípios:


Gastronomia, em Icoaraci e Salinas;
Agronomia, em Goianésia do Pará, Mocajuba, Ourém, Ulianópolis e Cachoeira do Piriá;
Licenciatura da Computação em Mosqueiro;
Licenciatura em Física em Muaná,
Licenciatura em História em Marituba;
Rede de Computadores em Dom Eliseu;
Licenciatura em Ciências Biológicas em Novo Repartimento;
Ciências Contábeis em Bom Jesus do Tocantins;
Engenharia Florestal em Tailândia;
Administração em Abel Figueiredo;
Pedagogia em Itupiranga;
Medicina Veterinária em Piçarra;
Psicologia em Jacundá;
Zootecnia em Ourilândia do Norte.

Para o acadêmico de Administração na UFPA em Bagre, a oportunidade do Forma Pará veio transformar a realidade da sua região, possibilitando acesso à universidade pública e contribuindo para a formação de mão de obra qualificada no município.


"Vejo o programa como uma oportunidade de mudar de vida, atribuindo melhorias para o município e visando o bem estar da população. Para nós conterrâneos foi uma oportunidade de mudar de vida, estudar em faculdade pública, nos possibilitando conhecimento, para juntos mudarmos futuramente a gestão do nosso município", disse Jesus Malato.

Veja mais notícias sobre EducaçãoPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/