Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Processo Seletivo 2021 da UFPA terá mais de 7,3 mil vagas em 196 cursos de graduação

Prtico_Principal_da_UFPA_-_Foto_Alexandre_Moraes_1

O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou, nesta terça-feira, 22 de dezembro, o edital do Processo Seletivo (PS) para ingresso de novas turmas em 2021. Serão ofertadas 7.335 vagas em 196 cursos de graduação sediados em 12 campi, incluindo 196 vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD).

O preenchimento das vagas com base nos resultados obtidos pelos(as) candidatos(as) nas provas do ENEM de 2020. (Foto:Alexandra Moraes/UFPA)

Está mantido o preenchimento das vagas com base nos resultados obtidos pelos(as) candidatos(as) nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2020, a ser realizado, em função das restrições impostas pela pandemia, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Os(As) candidatos(as) devem estar atentos(as) ao site do Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA) para conferir o documento.

Estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em um ou mais estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) continuam recebendo bônus de 10% sobre a nota do ENEM, como em anos anteriores.

O valor da taxa de inscrição permanece R$50,00 (cinquenta reais), estando prevista a possibilidade de isenção do pagamento ao(à) candidato(a) que comprovar ter cursado todo o Ensino Médio ou equivalente em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Essa isenção não se confunde com o direito de concorrer a vagas de cotas específicas.

Cotas

Sobre as cotas e os grupos de ingresso, as vagas serão organizadas por quadros que informam quais candidatos(as) são destinatários(as) de cada conjunto de vagas e as condições de concorrência, observando o disposto nas Leis n. 12.711/2012 e n. 13.409/2016. O edital também informa os grupos de inscrição e os grupos de vagas aos quais cada candidato(a) concorrerá, mostrando, de maneira clara, que um(a) mesmo(a) candidato(a) concorre, em muitas ocasiões, a vagas que pertencem a mais de um grupo de cota.

No edital do PS, os(as) candidatos(as) também poderão conferir informações relacionadas ao processo de matrícula e aos documentos necessários para o estabelecimento do vínculo institucional, em qualquer grupo de inscrição. Um destaque deste ano é a inclusão da necessidade de validação da autodeclaração de pessoa negra (preto[a], ou pardo[a]), a ser realizada por Comissão de Heteroidentificação, que será responsável pelo deferimento da habilitação.

Sem Exame de Habilidades


Este ano, em função das restrições impostas pela pandemia, não será realizado Exame de Habilidades Específicas para candidatos(as) inscritos(as) nos cursos de Licenciatura em Dança e Música.

Adicionalmente, o edital apresenta informações relacionadas ao fluxo de preenchimento das vagas, aos critérios de eliminação, ao cômputo da nota final, assim como à classificação e aos critérios de desempate. Constam ainda no documento as situações e os prazos para a interposição de recursos administrativos, respeitando o que dispõe o Calendário Acadêmico 2021. Sobre este, leia mais aqui.

Esforço conjunto

"A aprovação deste edital em conjuntura tão adversa demonstra, mais uma vez, o nosso compromisso com a sociedade, em particular com os que buscam educação superior pública e de qualidade. No ano passado, nosso processo seletivo teve mais de 100 mil inscritos e cerca de 40 mil alcançaram as notas mínimas para classificação. É fundamental, portanto, conseguirmos manter a política de ingresso de novos alunos, mesmo enfentando as dificuldades geradas pela pandemia", afirmou o reitor Emmanuel Tourinho.

O reitor destacou ainda que a oferta do edital do PS 2021 só foi possível com o empenho dos conselheiros e da comunidade acadêmica. "Que bom que conseguimos deliberar sobre todas essas questões, inclusive sobre o Calendário Acadêmico da UFPA para 2021, pois somente assim temos a possibilidade de admitir novos alunos. Parabenizo a todos pelo empenho e pelo debate produtivo realizado em todas as unidades", complementou o reitor, encerrando a última reunião de conselho do ano desejando "que 2021 seja um ano de saúde e espírito solidário, para que possamos avançar na construção de uma sociedade justa e inclusiva, com educação e ciência".

Veja mais notícias sobre NotíciasEducaçãoPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/