Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Pedidos de isenção da taxa do ENEM 2018 seguem até domingo

Pedidos de isenção da taxa do ENEM 2018 seguem até domingo
Os estudantes da rede estadual de ensino e de escolas particulares com bolsas integrais, que pretendem conseguir a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, devem ficar atentos ao prazo de solicitação do benefício. O pedido, que foi prorrogado, deve ser feito até o dia 15, exclusivamente pela internet no site Opens external link in new windowhttps://enem.inep.gov.br, na Página do Participante. No momento da solicitação é preciso informar o número do CPF e a data de nascimento.

Este ano, o pedido de isenção deve ser feito antes do prazo inicial de inscrições do Enem, bem como a justificativa de ausência na edição 2017 do exame.  
Foto: Reprodução/Inep
No momento da solicitação, o candidato deverá preencher ainda outras informações, como endereço, o ano e em que tipo de escola concluiu o ensino médio, além de dados socioeconômicos da família. Para ter direito a isenção o candidato tem que se encaixar nos seguintes critérios:

- Estar cursando a última série do ensino médio, em 2018, em escola pública declarada ao Censo Escolar;

- Ter tirado a nota mínima para Certificação de Conclusão do Ensino Médio nas áreas do conhecimento em que se inscreveu no caso da certificação pelo Enceja 2017; 

-  Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e com renda familiar, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;

- Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, comprovada por ser membro de família de baixa renda que possua o Número de Identificação Social (NIS), único e válido; e com renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Quem se enquadra nesse perfil, mas não tem o NIS deve se inscrever no Cadastro Único.

Quem conseguiu a isenção no Enem 2017, mas faltou aos dois dias de prova, terá de justificar a ausência para solicitar o benefício este ano. Neste caso, o candidato terá de informar o motivo da ausência e fazer o upload dos arquivos que comprovem a falta. Serão aceitos os documentos que comprovem acidente de trânsito, assalto, casamento, morte na família, acompanhamento de cônjuge, problemas de saúde, maternidade e paternidade, e trabalho no dia das provas.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/