Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 09 Mai 2021

Pará disponibiliza mais de 3 mil vagas para Educação de Jovens, Adultos e Idosos

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) disponiliza matrículas até o dia 15 de março para turmas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) na rede municipal de ensino de Belém. 33 escolas ofertam turmas da EJAI no município. Segundo a Semec, as matrículas começaram dia 20 de janeiro e ainda restam 2.609 vagas disponíveis. 
Foto: Agência Brasil / Arquivo

A secretária de Educação, Márcia Bittencourt, reforçou o compromisso com a erradicação do analfabetismo. "Estamos juntos e conectados nessa nova gestão da Semec. Precisamos neste momento dar as mãos para superar algumas situações que eram tratadas com descaso com o fim de algumas coordenadorias, entre elas a EJAI. 

No Brasil há uma tendência de fechar as turmas da EJAI, porque este aluno custa menos que o aluno regular. Teremos frentes alfabetizadoras. Com a Busca Ativa, a tendência é que as turmas da EJAI devem aumentar", informou a secretária.

Márcia Bittencourt ressaltou que a prioridade é que a Educação de Jovens, Adultos e Idosos ajude a superar o analfabetismo no município. Ela explicou, que a Portaria Conjunta 001/2021, editada dia 1º de fevereiro, lançou a programação do Centenário de Paulo Freire e traz diretrizes para combater o analfabetismo no município. 

Círculo Dialógico

A professora ressalta, que é preciso ter um olhar diferenciado quanto à orientação sexual, religião, faixa etária, que começa a partir dos 15 anos, gênero, etnia, pessoas com deficiência, ritmo de aprendizagem de cada um, olhar os trabalhadores que estão incluídos neste processo, reconhecer a diversidade dos alunos como produtores do seu próprio conhecimento. "São muitas as características que devemos ficar atentos, porque são sujeitos ativos e conscientes de seus direitos" afirma Ângela Pantoja.

De acordo com a diretora de Educacão da Semec, Dorilene Melo, a educação dos trabalhadores é uma prioridade na atual gestão municipal e a Semec conta com uma equipe de profissionais comprometidos com a educação pública.

Veja mais notícias sobre EducaçãoPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 10 Mai 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/