Manaus 30º • Nublado
Quinta, 26 Mai 2022

Ministro Mercadante anuncia plano para melhorar a educação na Região Norte

Ministro Mercadante anuncia plano para melhorar a educação na Região Norte
 MANAUS - O novo ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR) para a região Norte foi lançado nesta quarta-feira (3), pelo Ministro da Educação, Alozio Mercadante, em Manaus. O projeto pretende aumentar os índices regionais de educação, que seguem abaixo da média nacional. Segundo o Ministro, para que isso ocorra, a educação indígena e em comunidades ribeirinhas da região devem receber atenção especial a partir deste ano.
Nós verificamos que mais de 22% das crianças não aprendem a ler até os 8 anos, que uma entre cada três, não aprendem a escrever do modo que deveriam, e que uma entre duas crianças não aprende os princípios básicos da matemática. Na região Norte, a situação é ainda mais grave. Estamos fazendo um projeto específico para a região para reverter esse cenário", disse o Ministro em coletiva de imprensa.  
A falta de professores para atuar em escolas de periferia também deve ser foco do Plano, que prevê, ainda, verba para a construção de escolas de educação infantil e creches. Para Mercadante, o PAR, criado em 2007, deverá servir de orientação para a relação entre o Ministério da Educação (MEC) e as secretarias de educação estaduais e municipais. Ainda, de acordo com ele, a prioridade do MEC é que todas as crianças de 4 e 5 anos estejam nas escolas em 2016. Segundo o ministro as crianças que estão fora das escolas são as mais pobres e, aqui no Amazonas, é a população ribeirinha e de cidades mais distantes.
Para resolver o problema, quesitos como o transporte devem ser reavaliados. "Nós vamos refazer o cálculo de transporte escolar para o Norte. A região não pode ser tratada como outra região nesse quesito, pois os desafios para enfrentar são muito maiores. Tem escolas aqui que, para a merenda chegar, demora 90 dias. Aqui tudo é muito grande e, portanto, mais caro", declarou.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 27 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/