Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Legado de Martha Falcão pontua história da educação no Amazonas

Uma das figuras mais icônicas da educação no Amazonas, a professora Martha Aguiar Falcão, faleceu aos 87 anos, na manhã desta quinta-feira (8) em Manaus. Natural da capital amazonense, ela tinha mais de 50 anos de magistério e deixa um legado importante para a região, destacando-se as tradicionais instituições de ensino manauara: Faculdade Martha Falcão (FMF) e o Colégio Martha Falcão.
A educadora iniciou a vida profissional em 1951 e dedicou sua vida a educação em todos os níveis de ensino, do básico ao superior. Atuou em várias escolas na capital, entre elas Getúlio Vargas, Euclides da Cunha, Colégio Brasileiro, Colégio Santa Dorotéia, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e Instituto de Educação do Amazonas (IEA), nessa última, foi diretora na década de 1970. Ela também foi diretora da Creche Zezé Pio de Souza onde dedicou parte de sua vida às crianças carentes.
Graduada em Serviço Social e Química, pela Escola de Serviço Social de Manaus e pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Martha ainda era mestre em Botânica pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
A professora foi pioneira na luta pela preservação das riquezas da Amazônia e chegou a publicar vários trabalhos relacionados ao meio ambiente, como projeto de Estacas de plantas frutíferas; projeto frutíferas; inventário Florestal de Capoeira do Campus Universitário; projeto Floresta de Alimentos; projeto Clube do Futuro Cientista do Martha Falcão, do qual era presidente de honra.
Pesquisadora, educadora e cientista, Martha Falcão fundou instituições de educação tradicionais no Amazonas, como a FMF, que nasceu com vocação para a formação de profissionais em áreas do desenvolvimento sustentável no Estado, por conta da bandeira defendida por ela. Além da faculdade, também fundou o Colégio Martha Falcão.
"Ela representa um ícone de contribuição para o ensino no Amazonas, seja como educadora ou pessoa por suas preocupações com as questões ambientais e nos deixa um legado importante na valorização da educação. É exemplo de dedicação por meio de suas atuações e instituições criadas, que serão continuadas por sua família", disse a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), Elaine Saldanha, acrescentando que, a entidade também está em luto.
Segundo informações de familiares, a educadora Martha Falcão estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) há dez dias para tratar uma pneumonia dupla, e por volta de 7h30 morreu em decorrência de uma parada cardíaca. O sepultamento ocorreu na tarde de ontem, no Cemitério São João Batista, na Avenida Boulevard Álvaro Maia.
Nota de pesar da FMF/DeVry
É com profundo pesar que nós, da Faculdade DeVry/Martha Falcão, lamentamos o falecimento da professora Martha de Aguiar Falcão, fundadora desta instituição, que carrega no nome a homenagem àquela que ficou conhecida como "a grande mestra do Amazonas". O amor à educação e à transformação que ela promove sempre norteou os ideais da professora Martha Falcão, cujo nome virou sinônimo de qualidade de ensino. Pesquisadora, educadora e cientista, Martha Falcão foi pioneira na luta pela preservação das riquezas da Amazônia. A Faculdade DeVry/Martha Falcão reconhece e homenageia esta que baseou toda sua vida em um dos mais importantes valores sociais, que é a Educação.
Por dentro
Sobre a DeVry Brasil Presente no país desde 2009, a DeVry Brasil opera 16 instituições de ensino distribuídas nos Estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo, Amazonas e Pará, entre outros. Fundado há 85 anos nos Estados Unidos, parte do DeVry Education Group, a DeVry Brasil oferece educação de qualidade internacional, por meio de infraestrutura de nível mundial, suporte e experiências de aprendizado internacional a mais de 110 mil alunos, em 283 cursos de graduação, 214 cursos de pós-graduação, 3 mestrados, além de cursos preparatórios para OAB, carreiras jurídicas e serviços públicos.
Legado
O Centro de Educação Integrada Professora Martha Falcão, fundado em 1986 atende alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9ºano) e do Ensino Médio (1ª a 3ª séries). Em 1991 implantou o horário integral e desde 2010, oferece o integral bilíngue. Dois anos depois, implantou o Programa High School em convênio com o Texas Tech University, hoje com a University of Missouri. Em 2013 adotou a Escola da Inteligência, o Programa DSOP – Educação Financeira. Em 2014 teve inovações como a sala 3D, Laboratório Virtual, Projeto Lego Zoom e no ano passado, a carga horária das disciplinas curriculares do Ensino Fundamental II até o Ensino Médio foi ampliada.
Já a FMF/DeVry, fundada em Manaus no ano 2000, possui 19 cursos de graduação entre bacharelado, licenciatura e tecnológico, com pós-graduação Lato Sensu, nas áreas de Gestão e Negócios, Comunicação e Design, Meio Ambiente, Direito e Educação. A faculdade possui uma estrutura de referência e foi considerada a melhor instituição privada do Amazonas, segundo o IGC/MEC. Há dois anos, passou a integrar o grupo DeVry Brasil, passando a oferecer educação de qualidade internacional, por meio de benefícios, intercâmbios e programas de suporte ao aluno.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/