Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Inscrições para o processo seletivo do Fies 2016 começam na terça-feira (26)

Inscrições para o processo seletivo do Fies 2016 começam na terça-feira (26)

MANAUS - As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), relativo ao primeiro semestre de 2016, começam na terça-feira (26) e vai até  às 23h59 do dia 29 deste mês. O Ministério da Educação ainda não divulgou o número de financiamentos disponíveis para esta edição. Os interessados devem se inscrever pelo site do Fies. As regras da seleção estão no edital publicado nesta sexta-feira (22), no Diário Oficial da União. O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados no dia 1º de fevereiro.A partir de agora, os candidatos serão classificados de acordo com a nota do Enem. Em caso de empate, será usado como critério, a maior nota da redação, seguidas pelas maiores notas nas prova de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Terão prioridade os estudantes que ainda não concluíram o ensino superior.

Entenda, abaixo, as principais mudanças.

A taxa de juros será: 6,5% ao ano

O limite da renda per capita é de 2,5 salários mínimos. Anteriormente a Renda familiar bruta não poderia ultrapassar 20 salários mínimos..

As áreas prioritárias para o financiamento são: áreas da saúde, engenharias e formação de professores (licenciaturas, pedagogia ou normal superior). Anteriormente era livre.

Cursos com notas altas terão prioridade. Notas 5 e 4 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Prioridade, também, para alunos matriculados em cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (excluindo Distrito Federal).Será exigido uma nota mínima. Alunos precisam de 450 pontos na média do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e não pode ter zerado na redação.

Instituições participantes do programa darão desconto de 5% sobre a mensalidade para os estudantes com contrato do Fies.

O pagamento, terá um prazo de três vezes a duração do curso

Critérios desempate: I maior nota na redação; II maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; III maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias; IV maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e V - maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/