Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

IFPA lança edital do Processo Seletivo 2021

O Instituto Federal do Pará (IFPA) lançou o edital do Processo Seletivo Unificado (PSU) para ingresso nos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma de oferta Integrada. São 2.280 vagas em cursos técnicos ofertados pelos campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Industrial de Marabá, Rural de Marabá, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém e Tucuruí. Os candidatos selecionados ingressam no 1º semestre do ano letivo de 2021, conforme o calendário acadêmico de cada campus.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 18 de janeiro a 07 de fevereiro, exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA: https://prosel.ifpa.edu.br. Para se inscrever, o candidato deverá ter concluído ou estar concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental ou ensino equivalente, e ter CPF próprio, documento oficial de identificação e Histórico Escolar ou Boletim Escolar Oficial ou documento escolar oficial equivalente do Ensino Fundamental.

IFPA Campus Belém — Foto: IFPA

 Esse ano, em decorrência da pandemia, não haverá prova e os candidatos serão selecionados de acordo com o desempenho escolar, com base nas notas obtidas no 6º, 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental ou ensino equivalente. A comprovação das notas será por meio de Histórico Escolar ou Boletim Escolar Oficial ou documento escolar oficial. Serão selecionados os candidatos com maior pontuação até o número de vagas ofertadas, por campus, curso, turno e modalidade de concorrência.

Há turmas específicas para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), voltadas para os candidatos/alunos concluintes do Ensino Fundamental ou ensino equivalente, com idade igual ou superior a 18 anos.

Cursos Técnicos Subsequentes

Para quem já concluiu o Ensino Médio, há a opção de cursos na modalidade Subsequente. No total, são 880 vagas distribuídas entre os campi de Altamira, Ananindeua, Avançado Vigia, Belém, Bragança, Castanhal, Conceição do Araguaia, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém e Tucuruí, para ingresso no 1º semestre do ano letivo de 2021, conforme o calendário acadêmico de cada campus.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA: https://prosel.ifpa.edu.br, no período de 18 de janeiro a 07 de fevereiro, e não haverá cobrança de taxa. Para concorrer às vagas de Cursos Técnicos Subsequentes, é preciso ter concluído ou estar concluindo o 3º ano do Ensino Médio ou ensino equivalente, e ter e ter CPF próprio, documento oficial de identificação e Histórico Escolar ou Boletim Escolar Oficial ou documento escolar oficial equivalente do Ensino Médio.

Devido à pandemia, não haverá prova no processo seletivo desse ano. Os candidatos serão selecionados de acordo com o desempenho escolar, com base nas notas obtidas no 1º e 2º anos do Ensino Médio ou ensino equivalente, comprovado por meio de Histórico Escolar ou Boletim Escolar Oficial ou documento escolar oficial. Serão selecionados os candidatos que obtiverem maior pontuação até o número de vagas ofertadas, por campus, curso, turno e modalidade de concorrência.

Graduação

IFPA lança edital para preenchimento de 442 vagas em cursos de graduação

Além da seleção para cursos técnicos, o IFPA lançou o edital do Processo Seletivo Unificado para Cursos Superiores de Graduação. São 442 vagas, sendo 142 para Licenciatura, 140 para Bacharelado e 160 vagas para cursos de Tecnologia. O ingresso será no 1° semestre do ano letivo de 2021, nos campi de Altamira, Belém, Breves, Bragança, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Industrial Marabá, Santarém e Tucuruí.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA: https://prosel.ifpa.edu.br, no período de 18 de janeiro a 07 de fevereiro de 2021. Para se inscrever, o candidato deverá ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio ou ensino equivalente, e ter CPF próprio, Documentação de identificação com foto, Boletim de Notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e uma conta de e-mail.

A seleção será feita em uma única etapa, que consiste na classificação dos candidatos pelo seu desempenho no ENEM. Para isso, os candidatos devem ter participado de uma das edições nos anos de 2017, 2018 ou 2019. Esse Processo Seletivo não contempla os alunos que realizarem o Enem de 2020, no entanto, o IFPA prevê a realização de uma seleção no meio do ano, para atender a esses estudantes.

Das vagas ofertadas por campus, curso e turno, no mínimo 50% são reservadas a candidatos egressos de escola pública, e constituem o sistema de cotas. Também serão reservadas 16 vagas para ações afirmativas específicas. Podem ser adicionadas novas vagas aos cursos ofertados, caso haja disponibilidade de infraestrutura e condições sanitárias que garantam a segurança da saúde dos discentes, respeitando-se os protocolos de biossegurança instituídos pelas autoridades competentes em razão da pandemia do novo coronavírus – Covid-19.

Veja mais notícias sobre EducaçãoPará.

Veja também:

 

Comentários: 1

rita morais em Segunda, 22 Fevereiro 2021 12:59

quando sai o resultado da ifpa?

quando sai o resultado da ifpa?
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/