Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Estudantes de Roraima estão na fase final da Olimpíada de Língua Portuguesa

Estudantes de Roraima estão na fase final da Olimpíada de Língua Portuguesa
Werverton Rosas, Vinicyus Gabriel Andrade e Andrae Nogueira, estudantes da Escola Estadual em Tempo Integral José Vieira de Sales Guerra, localizada no município de Caracaraí, são finalistas da 6° edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), na categoria Documentário. A fase final ocorre dia 9 de dezembro, em São Paulo (SP).
Foto:Divulgação/Governo de Roraima


Orientados pela professora Clébia Ferreira, os estudantes produziram um documentário de cinco minutos com o tema "Caracaraí: Minha História/Nossa História", que conta sobre a história da cidade-porto desde a sua fundação até os dias atuais.


“Está é a primeira vez que a escola participa da OLP e estamos muito felizes. Por ser uma escola do interior do Estado, as dificuldades são maiores. Mas fomos em frente, trabalhando com dedicação e driblando as barreiras alcançamos os nossos objetivos e conquistamos as medalhas”, explicou a professora Clébia.


A equipe passou das etapas Estadual e Regional (disputada em São Paulo), onde conquistou as medalhas de bronze e prata. Agora, os estudantes estão concorrendo na etapa Nacional, disputando a medalha de ouro.


“Está sendo uma experiência boa, estamos adquirindo muitos conhecimentos e conhecendo outros trabalhos. É gratificante poder levar a história da nossa cidade para fora da nossa região. Tudo o que estamos vivendo é único e impagável”, ressaltou o aluno, Vinicyus Gabriel Andrade.


Além da José Vieira de Sales Guerra, outras escolas estaduais também participaram da OLP e conquistaram a medalha de bronze. É o caso da Escola Padre Eugenio Possamai, localizada no município de Rorainópolis, que concorreu na categoria Crônica.


A Escola Professora Wanda David Aguiar concorreu na categoria Memórias Literárias. A estudante Waléria Teixeira dos Reis, da Escola Mario David Andreazza, conquistou a medalha de prata em São Paulo (SP) na categoria Artigo de Opinião.

Foto:Divulgação/Governo de Roraima


Para ampliar os conhecimentos dos gêneros literários da competição, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), por meio do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima), realizou uma oficina de formação das categorias da OLP para os professores.


Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP)


É um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o País. A iniciativa é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Cenpec (Centro de estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). O tema das produções é "O lugar onde vivo", que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/