Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 27 Outubro 2020

Em Manaus, Bolsa Pós-graduação abre inscrições nesta quarta e oferta mais de 14 mil vagas

Bolsa pos-graduação foto william costa portalamazonia

Lançado no final de setembro, o Programa Bolsa Pós-graduação (PBPG) ofertará 26,8 mil vagas em cursos de especialização de faculdades de Manaus. As inscrições começam nesta quarta-feira (14), pela site da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

Bolsa Pós-graduação. (Foto:William Costa/Portal Amazônica)

O edital prevê bolsas de estudos integrais e parciais (100%, 75% e 50%), em cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu, na modalidade de educação híbrida, para estudantes hipossuficientes, que residam em Manaus; possuam diploma de curso superior ou concluí-lo até Dezembro de 2020 (finalista); não esteja cursando ou ter concluído curso de especialização em nível de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu; Ter renda familiar per capita não excedente a 3,5 (três e meio) salários mínimos; Estar disposto a desenvolver atividades de contrapartida, sem ônus para o Município de Manaus.

As vagas são ofertadas por Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, estabelecida no Município de Manaus e que fizeram adesão ao Programa Bolsa Pós-graduação. A modalidade híbrida é excepcional em razão da pandemia ocasionada pelo COVID-19 consignando o prazo de duração deste Processo Seletivo.

Prazos e inscrições


Para o Bolsa Pós-graduação, os interessados poderão se candidatar no período de 14 a 23 de outubro. O processo seletivo abre 14.284 vagas em cursos de especialização, em 178 áreas do conhecimento.



O processo seletivo será dividido em três etapas: inscrição eletrônica, na qual o candidato preenche o formulário de inscrição e emite a declaração de renda familiar; classificação, realizada pelo sistema de cruzamento de dados da Espi/Semad; e, para os classificados, entrega de documentos, necessária para comprovar os dados informados.

Será admitida inscrição somente via internet, por meio do Portal do Candidato, disponível no endereço eletrônico http://bolsa.manaus.am.gov.br/, ou diretamente pelo endereço eletrônico http://sgbp.manaus.am.gov.br/inscricao/acesso/login. As inscrições eletrônicas terão início às 10h00min (dez horas) do dia 14 de outubro de 2020 estendendo-se até as 23h59min(vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do dia 23 de outubro de 2020.


No ato da inscrição eletrônica, o candidato deverá, obrigatoriamente, escolher o curso, o turno e a instituição, para os quais deseja concorrer ao benefício. A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (SEMAD) e a ESPI não se responsabilizarão pelas inscrições não recebidas por falhas técnicas e de comunicação nos computadores utilizados pelo candidato, tais como congestionamento de linhas de comunicação ou quaisquer outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. Concluída a inscrição pela internet, o candidato deverá imprimir o formulário de inscrição e a declaração de renda familiar per capita contendo seus dados e demais informações, inclusive declaração de autônomo, se houver.

Do total das vagas disponíveis, oferecida para cada IES, 5% (cinco por cento) é destinado às pessoas com deficiência, devidamente comprovada por junta médica oficial, os quais concorrerão entre si, obedecidos os critérios de seleção a seguir definidos.


Seleção

A classificação dos candidatos inscritos respeitará as vagas disponíveis em cada curso, turno e instituição, conforme indicação no Anexo Único, com prioridade para os de renda familiar per capita mais baixa. A ordem classificatória obedecerá ao critério da menor para a maior renda, de acordo com a quantidade de vagas disponíveis no presente edital, sendo o percentual da bolsa maior conferido aos candidatos de menor renda. Em caso de empate, terá preferência o candidato de idade mais avançada.


Contrapartida

A contrapartida consiste em atividade obrigatória a ser desempenhada pelo bolsista, o qual dedicará 30 (trinta) horas por semestre nos órgãos e entidades integrantes da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo do Município, na forma estabelecida em regulamento. A convocação do bolsista para prestação da contrapartida será realizada por aviso enviado para o endereço eletrônico informado no Portal do Bolsista, assim como por intermédio de comunicado disponibilizado no sítio eletrônico da ESPI. O bolsista convocado será considerado notificado pelo endereço eletrônico e terá o prazo de 5 (cinco dias) úteis a partir da data do envio da notificação para se apresentar à ESPI ou justificar sua ausência. A ausência de prestação de contrapartida pelo bolsista convocado, sem justificativa que comprove a ocorrência de caso fortuito ou de força maior, implicará inicialmente em advertência e a reincidência acarretará o desligamento do bolsista do PBPG.


Instituições participantes


O Bolsa Pós-Graduação credenciou 12 instituições: Faculdade Boas Novas (FBN), Faculdade Salesiana Dom Bosco, Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Boa Esperança (Fafibe), Centro Universitário Fametro, Fucapi, Intelecto Educação, Instituto Superior de Ensino Leanorte (Isel), Faculdade Martha Falcão Wyden, Universidade Nilton Lins, Faculdade Santa Tereza, Faculdade de Ouro Preto do Oeste (Uneouro).



Edital e inscrições, clique aqui.

Veja mais notícias sobre EducaçãoNotícias.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 27 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/