Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Antropólogo Puyanawa recebe prêmio por melhor monografia na UnB

Antropólogo Puyanawa recebe prêmio por melhor monografia na UnB
Um representante da etnia Puyanawa, do Acre, foi o grande vencedor do V Prêmio Martin Novion de Melhor Dissertação de Graduação do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB).
Foto:Divulgação/Ascom/Funai
A monografia "A Terra é de Vocês e a Saúde Também! Compreendendo a Efetivação do Direito ao Território e a Saúde Entre os Puyanawa", defendida pelo antropólogo Jósimo Constant - primeiro formado pela UnB - , ficou em primeiro lugar entre as defendidas em 2016 na conclusão do curso de Antropologia. O objetivo da premiação, que ocorreu no dia 23 de junho, é estimular novas carreiras e dar visibilidade à produção original e de grande qualidade acadêmica de pesquisas antropológicas desenvolvidas na graduação.

"O meu objetivo era fazer um esboço da nossa história, principalmente nossas práticas médicas tradicionais e vincular isso com o período da colonização e período do cativeiro e chegar ao que hoje chamamos de Subsistema de Saúde Indígena, analisando como é a vida de um indígena que recorre a esse subsistema", explica o autor. O trabalho busca compreender a visão dos Puyanawa em relação às políticas de Estado para efetivação do direito ao território e à saúde e o contexto de vida dos Puyanawa, incluindo as práticas médicas e os rituais xamânicos.

Para Constant, o Subsistema de Saúde Indígena só existe por causa das "sequelas" deixadas pela colonização. "O racismo, preconceito, alcoolismo e outras enfermidades contribuem para que recorramos a esse subsistema que ainda é tão precário", avalia. "Na minha monografia, conto um pouco da vida do coronel Mâncio Lima (nome dado ao município acreano onde está localizada a Terra Indígena Poyanawa), que nos colonizou. Ele achava que estava nos fazendo bem, mas na verdade estava era aprisionando nosso povo e nos tornando escravos doentes, porque lá na floresta não tínhamos isso", complementa, referindo-se às doenças surgidas com a colonização.
Foto:Divulgação/Ascom/Funai
Vida acadêmica

Jósimo Constant veio do Acre para Brasília em 2012, quando passou no vestibular para a UnB. Participou de estágios, de projetos e de programas, como o de Iniciação Científica e o de Educação Tutorial.

No 1º semestre de 2016, formou-se em dois bacharelados: Ciências Sociais e Antropologia, num período de apenas três anos e meio. Antes mesmo de defender a monografia de graduação, passou na seleção de mestrado em Direitos Humanos e está qualificando projeto sobre o Subsistema de Saúde Indígena de Mâncio Lima.

Além do mestrado, Jósimo ainda cursa uma terceira graduação em Sociologia, também na UnB, e prepara monografia sobre a Associação Agroextrativista Puyanawa."Já estou pensando num doutorado, mas sempre com muita humildade e esforço e sempre valorizando a cultura do meu povo", afirma o jovem Puyanawa.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/