Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Uber torna-se opção de emprego e atrai mais mulheres

Uber torna-se opção de emprego e atrai mais mulheres

Não é novidade que a maioria dos motoristas de táxi, ônibus ou Uber é formada por homens, contudo os tempos são outros e essa realidade tem mudado cada vez mais. Todos os dias surgem mulheres dispostas a aderir a profissão de motoristas do aplicativo, para garantir uma renda fixa e com horários flexíveis. E ao contrário do que muitos dizem, mulher no volante, é sinal de cuidado constante, prova disso são as motoristas Dora Nepomuceno e Roberta Kelle, que têm feito a diferença comandando os volantes na Uber. 

De acordo com as motoristas, as mulheres se sentem mais à vontade quando percebem que quem está na direção é uma outra mulher. "Quando eu chego elas dizem, 'nossa que legal, uma mulher no Uber!' Elas se sentem bem mais seguras por ser outra mulher no comando", comentou Roberta para quem a Uber surgiu em um dos momentos mais difíceis da sua vida. Casada há 19 anos, estudante do ensino médio, ela levava os filhos todos os dias a pé para a escola por falta de dinheiro. Desempregada durante 1 ano e 8 meses, o aplicativo chegou a ela há 3 meses.
Foto: Walter Mendes/Jornal do Commercio

"Foi um período muito difícil, eu estava muito endividada, com o nome no SPC/Serasa. A situação era tão crítica que já não fazia mais nem compras pequenas, como produtos de higiene pessoal. Depois que entrei para Uber posso dar uma alimentação de qualidade pra minha família, andar com a cabeça erguida novamente, minha autoestima voltou, estou me livrando de todas as dívidas", contou.

Com o aplicativo, Roberta consegue ter uma renda e continuar os estudos sem prejuízos. "Estou concluindo meus estudos e pretendo entrar para a faculdade de direito, agora que trabalho fazendo meu próprio horário e tendo dinheiro todos os dias, não penso mais em trabalhar como funcionária de ninguém", disse.

Além do retorno financeiro, ela explica que ama conversar com os passageiros. "Nunca tive problema nenhum, graças a Deus. Gosto tanto de ouvir e falar que o assunto flui no carro. Faço amizades com as pessoas. Não vou conseguir parar mesmo se encontrar algo melhor porque gosto muito disso", lembrou Roberta.

Uma nova vida

Há três meses dirigindo na Uber, Dora, 44, que é viúva, mãe de dois filhos já adultos e avó, conheceu a empresa por meio dos filhos. Segundo a motorista o mais novo mandou um link explicativo do aplicativo, logo em seguida, o outro filho viajou para Fortaleza (CE) e lá usou os serviços, gostou, e ligou para a mãe falando sobre o trabalho.

"Meus filhos me apoiaram muito, disseram que eu sempre amei dirigir e que ia ser uma boa pra mim trabalhar com Uber. 

Depois eles me ajudaram a fazer a alteração de atividade remunerada da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o cadastro na própria Uber e desde então estou bem feliz nesta função", contou Dora.

Mas a recompensa do trabalho não vem sem esforço, Dora conta que trabalha cerca de 10 horas por dia, começando às 5h da manhã, mas ainda assim, diz que tem sido uma experiência muito boa.

"Tem me ajudado bastante porque estou tirando uma renda boa. Todas as dívidas estão em dia, o problema é que ser Uber vicia, e aí você acaba ficando o dia inteiro sem nem perceber. Além disso, tem entrado um dinheiro bom e estou adorando", contou.

Segundo a motorista, o que é mais gratificante são as avaliações que ela recebe dos passageiros, um retorno que guarda com carinho.

"Eu procuro ser gentil, atenciosa e fazer o meu trabalho com cuidado, eficiência e é claro, o grande segredo pra conquistar os passageiros sem dúvida é uma boa conversa", disse.

Os dias mais lucrativos, na avaliação da motorista, são os finais de semana, principalmente, as noites de sexta e sábado.

Como entrar na Uber

Para ser motorista da Uber, é necessário ter registro para exercer a atividade remunerada na carteira de motorista, apresentar a documentação do carro, preencher um cadastro na empresa e aguardar a avaliação dos antecedentes criminais realizada pela Uber. Atualmente, existem também facilidades para os motoristas que querem dirigir mas não tem carro próprio, como no caso da Dora, a Uber oferece junto com parceiros o serviço de locação de carro para que as pessoas possam exercer as atividades.

"A Uber facilita muito a vida de quem quer trabalhar, com essa parceria com as locadoras, pagamos um valor bem mais em conta, daí ficou mais fácil fazer a locação do carro, com isso consigo trabalhar, pagar por esse aluguel e ter lucros, estou tendo a vida que sonhei, não pretendo deixar de ser motorista do aplicativo nunca mais, aqui conquistei minha independência financeira", explicou Dora.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/