Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Rebecca Garcia fala sobre a Suframa: 'Tenho convicção do que vou encontrar'

MANAUS - Indicada para assumir a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Rebecca Garcia conversou com o Portal Amazônia na noite desta quinta-feira (22). Tranquila, ela falou sobre os desafios que poderá assumir logo que a nomeação dela seja publicada no Diário Oficial da União. A ex-deputada garantiu que não teme a crise, defendeu a necessidade de resgatar a imagem da Suframa e negou a possibilidade de conflito de interesses. A entrevista aconteceu por telefone, poucas horas depois de o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) ter anunciado a apresentação do nome dela à Casa Civil da Presidência para nomeação. A pauta começou com um dos temas que mais preocupam quanto à manutenção dos empregos gerados pelo Polo Industrial de Manaus: a crise econômica e o modelo da Zona Franca. "Tenho plena convicção do que vou encontrar. Até porque estive oito anos como deputada federal e acompanhei a pauta [da Suframa]. No último ano de mandato, tive a oportunidade de trabalhar diariamente no Distrito [Industrial de Manaus]. Hoje, sei exatamente as dificuldades e os desafios das nossas indústrias. Isso, com certeza, deve me ajudar nesta possível nomeação”, comentou Rebecca.Sobre a crise, a empresária contou que sabe a dificuldade diante do momento que o país vive. “Sei exatamente que a Zona Franca representa para o polo nacional. Nosso mercado consumidor é interno, e hoje eu diria que a indústria apresenta números de 2007, ou seja, houve um retrocesso forte e significativo”, pontuou.
Foto: Divulgação/ Agência CâmaraOutra questão que Rebecca levantou foi a situação salarial dos servidores da Suframa, que recentemente cruzaram os braços em uma greve que durou quase dois meses. “Temos acompanhado o enfraquecimento da instituição. O desafio é resgatar a imagem, a autoridade da Superintendência. Por outro lado, sempre tivemos uma bancada parlamentar envolvida com a causa e a gente sabe que vai poder contar”, diz.Para a ex-deputada, o momento deve ser de união. “A Suframa tem um quadro de técnicos altamente qualificado, que pode dar o suporte a quem assumir a Superintendência. Temos um empresariado com vontade de ajudar com soluções. Temos um caminho de oportunidades para construir e agregar seguimentos como o Governo do Estado e o Congresso Nacional. Temos um ministro [Eduardo Braga, de Minas e Energia] que ocupa uma função muito importante”, destacou sobre o enfrentamento do cenário que poderá encontrar ao assumir a autarquia.Recomendação contrária do MPFEm junho deste ano, o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) emitiu recomendação ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, e à presidente Dilma Rousseff sobre a indicação de Rebecca à Suframa. A Procuradoria pediu que o nome da ex-deputada fosse vetado por conflito de interesses, uma vez que ela é sócia de empresas familiares que receberam incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus. 
Questionada sobre o caso, Rebecca afirma que todas as indicações foram providenciadas, tanto do MPF quanto da Comissão de Ética da República. “Por mais que não tivessem essas recomendações, eu jamais tomaria qualquer decisão que envolvesse as empresas da minha família por que eu considero antiético. Então, com relação a isso, o problema está completamente solucionado”, afirmou.Pedidos do MPFDe acordo com a assessoria do Ministério Público Federal no Amazonas, o parecer do Conselho de Ética da Presidência afirma que Rebecca Garcia só pode ser nomeada para o cargo se comprovar desincompatibilização, alienando as cotas de participação que possui nas empresas. A ex-deputada deverá ainda, antes de assumir o cargo em caso de nomeação declarar formalmente seu impedimento para atuar direta ou indiretamente em processos, deliberações ou expedientes administrativos de qualquer espécie que envolvam as empresas pertencentes a seus familiares.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/