Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Fortalecimento da Zona Franca de Manaus marca abertura da VIII FIAM


Autoridades municipais, estaduais e do Governo Federal estiveram na abertura do evento. Foto: Valdo Leão/Secom

MANAUS - A abertura oficial da Feira Internacional da Amazônia (FIAM) 2015 foi marcada por discursos sobre o fortalecimento do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). A cerimônia aconteceu no salão nobre do Studio 5 na noite desta quarta-feira (18). Autoridades de Estados da Amazônia Ocidental, Governo Federal e até Países da Amazônia Internacional prestigiaram o evento.

A titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Rebecca Garcia, abriu a cerimônia. "O tema desta oitava edição da FIAM é 'Invista no futura agora'  e o agora representa congregarmos esforços para superar o momento da crise econômica e robustecer mecanismos que possibilitem a retomada do crescimento econômico o mais breve possível", disse em seu discurso.O ministro de Desenvolvimento do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, não veio a Manaus, mas enviou como representante o secretário-executivo Fernando Furlan. Ele destacou que é preciso adotar medidas que façam a ZFM autossustentável e cada vez menos dependente de tomadas em Brasília. "Estamos dando passos importantes nesse sentido por meio do restabelecimento e consolidação do CBA [Centro de Biotecnologia da Amazônia], pois o interesse na biodiversidade da Amazônia é, sem dúvida, algo que está estabelecido", avaliou.
Países estão com estandes na FIAM 2015. Foto: Izabel Santos/Portal Amazônia

Segundo o representante do MDIC, a prova deste interesse é a presença de 13 países no evento. A Feira conta com um pavilhão internacional onde estão Polônia, Colômbia, Peru, Cuba, Chile, Paraguai e Venezuela. Além deles, estão presentes uma universidade americana e outra canadense.

Primeiro diaA abertura oficial do evento só aconteceu por volta de 18h30, mas o espaço da VII FIAM foi aberto às 15h. Até à noite, cerca de 4 mil pessoas visitaram a feira. Um dos momentos mais esperados do evento é Rodada de Negócios que acontece nesta quinta-feira, 19. Os ofertantes de produtos são empresas situadas nos estados da Amazônia Legal. A previsão do montante de negócios está na ordem de R$20 milhões.Grandes empresas da ZFM e pequenos empreendedores estão no evento. Foto: Izabel Santos/Portal AmazôniaProgramação

A FIAM é considerada a maior vitrine para divulgação de produtos, serviços  e oportunidades de negócios na região amazônica. A programação da feira é ampla e atinge diversos segmentos, com destaque para rodadas de negócios, espaço para exposição de novas tecnologias do Polo Industrial de Manaus (PIM), área para divulgação e comercialização de produtos regionais e jornada de seminários científicos destinados à ampliação de conhecimentos sobre problemáticas da sociedade amazônica.Este ano, o evento vai até o próximo sábado, 21, sempre das 15h às 22h. Além dos mais de 100 expositores, entre grandes empresas e pequenos empreendedores, que apresentam soluções e inovações amazônicas. Além disso, os visitantes podem participar da jornada de seminários.

O Estado de Roraima está presente no evento. Foto: Izabel Santos/Portal Amazônia

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/