Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Dia do Brigadeiro: celebre a data com receitas regionais do doce

capa-brigadeiro
Você sabia que o brigadeiro, um dos doces mais populares no Brasil, tem um dia para chamar de seu? Isso mesmo, 10 de setembro é o Dia do Brigadeiro e o Portal Amazônia selecionou algumas receitas que misturam o sabor dos brigadeiros com a regionalidade amazônica. Confira:

Brigadeiro de castanha

Ingredientes

395 ml de leite condensado
200 gramas de creme de leite
20 gramas de manteiga sem sal
30 gramas de castanha torrada triturada

Modo de preparo

Primeiro, torre as castanhas trituradas (pode ser em qualquer panela). Não precisa torrar muito, só até ela soltar um pouquinho do óleo e começar a subir o cheirinho de castanha. Após torrar as castanhas, deixe esfriar por um tempo.

Em seguida despeje o leite condensado e o creme de leite em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo. Ao começar a levantar fervura, adicione as castanhas. É importante sempre mexer a mistura.

Quando perceber que a massa do brigadeiro estiver desgrudando da panela, desligue o fogo e continue mexendo por alguns minutinhos. Passe o brigadeiro para uma outra vasilha e cubra com plástico deixando ele em contato com o brigadeiro para não criar crosta.

O ideal é que a massa descanse (em um local com fresco da casa, mas não leve para geladeira) por 8 horas, para ficar bem firme. Agora é só bolear, ou seja, confeitar conforme sua preferência e depois saborear o brigadeiro de castanha.

Ingredientes

1 colher de chá de manteiga
395 gramas (uma caixa grande) de leite condensado
2 colheres de sopa de leite em pó
1 xícara de açaí
Farinha de tapioca para confeitar

Modo de preparo

Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente o leite condensado, o açaí e leite em pó. Mexa a mistura em torno de 10 a 15 minutos, em fogo baixo, até chegar ao ponto de brigadeiro, que é quando a mistura desgruda do fundo da panela ou quando passa a espátula e o brigadeiro demora a se juntar. Após dar o ponto certo, despeje o brigadeiro em um prato e deixa descansar por 30 minutos.

Coloque a farinha de tapioca em outro prato, espere o brigadeiro esfriar, unte a mão com manteiga e forme bolinhas com a mistura. Despeje cada bolinha na farinha de tapioca, fazendo uma cobertura e aproveite.

Ingredientes da pasta de tucumã

250 gramas de tucumã (polpa)
200 ml de leite


Modo de preparo

Bata os ingredientes em um liquidador até que eles obtenham uma consistência cremosa.

Ingredientes do brigadeiro de tucumã

1 colher de sopa de manteiga
100 gramas de chocolate branco ralado
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa da pasta de tucumã


Modo de preparo

Em uma panela acrescente o leite condensado, chocolate branco e a manteiga. Mexa até todos os ingredientes se unirem. Em seguida, coloque o creme de tucumã. Lembre de mexer bem para o brigadeiro não queimar. Quando o brigadeiro alcançar o ponto certo, coloque em um prato e espere esfriar. Pegue a massa e faça pequenas bolas. A sugestão é utilizar lascas de tucumã para confeitar.

Ingredientes

395g de leite condensado;
45g de chocolate meio amargo;
15g de manteiga sem sal;
30g de tucupi preto.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em fogo médio e mexa sem parar por dez minutos. Quando a mistura estiver desgrudando do fundo da panela, retire e deixe amornar. Faça as bolinhas com as mãos e cubra com raspas de chocolate amargo. 

Ingredientes

1 caixa de leite condensado
½ cx de creme de leite 17%
15g de manteiga com sal
1 colher de chá de baunilha ou raspas de cumaru (opcional)
100g de farinha Uarini

Modo de preparo

Primeiro comece torrando a farinha do Uarini em fogo médio até ficar crocante, coloque em uma vasilha e reserve.

Coloque em uma panela o leite condensado, creme de leite, manteiga e a baunilha ou cumaru na panela e mexa em fogo médio até dar o ponto do brigadeiro de enrolar (que é passando a espátula na panela e a massa não se juntando). 

Desligue o fogo e continue mexendo até esfriar um pouco mais, coloque 40g de farinha do Uarini já torrada dentro, misture e espere esfriar totalmente para poder enrolar. Depois de frio, faça bolinhas de 15 a 25g e finalize na própria farinha do Uarini torrada.


Veja mais notícias sobre Gastronomia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/