Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Da periferia de Manaus, irmãos superam dificuldades com ajuda do tênis de mesa

Da periferia de Manaus, irmãos superam dificuldades com ajuda do tênis de mesa
Jorge Teixeira II é um bairro à margem da periferia de Manaus e que tem um dos menores IDH's da capital amazonense. Na localidade, porém, em uma casa simples com seis moradores, há o crescimento de algo que não se pode mensurar, mas pode-se afirmar que é inversamente proporcional ao que os números indicadores apontam: a esperança. Essa luta contra a 'lei natural' tem o tênis de mesa como fator preponderante e tudo começou com Marilson Silva, um jovem vítima de uma grave paralisia infantil e de sorriso fácil, que nunca deixou de acreditar em si mesmo e batalhar para alcançar grandes objetivos.
Marilson Silva ficou lado a lado com o ídolo Hugo Hoyama no Brasileiro de Verão. Foto: Christian Martinez/CBTM
A família - mãe e cinco filhos -, atualmente, se sustenta com uma renda de aproximadamente R$ 900, quantia do governo destinada a Marilson, de 17 anos, por conta de sua deficiência. Alimento, muitas vezes, é algo raro. Prova disso é que na semana que antecedeu o Campeonato Brasileiro SAN-EI de Verão, eles não almoçaram e tiveram a ajuda de terceiros para que pudessem comer algo. Em um bairro onde o índice de criminalidade e homicídios são altos, o esporte tem mudado a caminhada de Marilson, Andrya (13 anos), Natahael (11), Daniel (11) e João Victor (9), todos praticantes de tênis de mesa.

A participação no torneio aconteceu graças ao auxílio de muitas pessoas. Marilson, por exemplo, recebeu um patrocínio, enquanto Andrya teve uma mão de uma companheira de equipe, que recebe Bolsa-Atleta. Já para os mais novos, eventos e mobilização em rede social. Mas tudo foi possível por conta do professor Vivaldo Serafim. Foi ele quem apresentou a modalidade a Marilson e, posteriormente, aos outros membros da família. Um dos maiores incentivadores dos jovens, ele salienta a importância do tênis de mesa na vida deles.

"Eles moram em uma área que todo dia está no jornal, mas na editoria de polícia. O objetivo é, além de tirar a ociosidade, oferecer uma oportunidade. Eles estudam na rede municipal de ensino. Os dois mais velhos no Arthur Ingrasse da Silva e os mais novos no Esmeraldo dos Santos Bessa. Hoje, basicamente, eles treinam e estudam, não ficam na rua e coisas assim. Se algum deles se destacar...todos eles são muito focados. Estar aqui é uma vitória muito maior do que qualquer esporte pode proporcionar".
Família de área periférica de Manaus realiza sonho no tênis de mesa. Foto: Christian Martinez/CBTM
Marilson ressalta que as pessoas se surpreendem ao ver onde ele conseguiu chegar e demonstra otimismo ao falar do futuro, sem esconder a vontade de alçar voos ainda mais altos no tênis de mesa.

"Ninguém acreditava em mim. Onde moro, tinha muita gente que não dava nada por mim e hoje perguntam como consegui. Superei muita coisa. A vida é feita de fases e estou tentando passar por essa da melhor forma possível, sei que, no fim, o fruto que vou colher no fim dessa caminhada vai ser bom. Sonho em estar na Paralimpíada de Tóquio (2020)", disse ele.

Andrya, por sua vez, ressalta ainda que a família tem influenciado também a vizinhos e amigos, que começaram a se interessar pelo tênis de mesa.

"Nós melhoramos bastante. Foi uma grande mudança na nossa vida. Só os sacrifícios que fizemos para estar aqui, acho que já é uma vitória. E é legal porque já tem um monte de gente no bairro e no colégio querendo fazer também porque nos viu jogando. Eu pretendo me empenhar bastante para seguir carreira no esporte", afirma.

Marlison ficou com o bronze por equipes na classe 6 por clubes, enquanto Natahael e Daniel ficaram com o bronze na seleção estadual pré-mirim e prata equipe por clubes pré-mirim.

Fã de Hugo Hoyama

Uma das maiores satisfações de Marlison neste Campeonato Brasileiro SAN-EI de Verão foi conhecer Hugo Hoyama, ídolo e exemplo do jovem no esporte. Durante a partida entre Cazuo e Hoyama, válido pela final de equipes de clubes, ele garantiu vaga logo na primeira fileira.

"Poder ver o Hugo Hoyama jogando ao vivo foi inesquecível. Fiquei admirado com ele. Já pedi para tirar foto e ele até brincou comigo. É um cara super humilde e legal".

Inspiração no futebol

Um das coisas que chamou a atenção em Marlison foi o corte de cabelo. Segundo ele, o visual foi especial para o Campeonato Brasileiro e a inspiração não teve nada a ver com tênis de mesa.

"É o corte do [Paolo] Guerrero, atacante do Flamengo (risos). O pessoal no clube me apelidou assim, aí resolvi fazer o corte para vir para esta competição. Acho que ficou legal".

* Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/