Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 17 Abril 2021

Colômbia sedia 25ª Cúpula Ibero-Americana

Colômbia sedia 25ª Cúpula Ibero-Americana
A 25ª edição da Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e governo, que acontece em Cartagena das Índias, na Colômbia, entre os dias 28 e 29 de outubro, terá como tema a "Juventude, Empreendimento e Educação. A reunião bienal entre presidentes e chefes de Estado contará com a participação dos Ministérios de Relações Exteriores de 22 países da América Latina e da Península Ibérica.
Evento acontece na Colômbia. Foto: Reprodução/Segib
A diretora de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores da Colômbia, Maria Andrea Albán, disse que a "agenda se concentra principalmente em aprovar documentos que serão adaptados pelos chefes de Estado e de Governo na Cúpula".

Durante as reuniões ministeriais serão elaboradas recomendações para ser incluídas na Declaração de Cartagena, acordos pontuais que contribuirão para a construção do Programa de Ação, e aportes em forma de compromissos pela Juventude que constarão no Pacto Ibero-americano pela Juventude.

Esta é a segunda vez que a cidade sediará o evento. Em 1994, na 4ª Cúpula Ibero-Americana, os líderes debateram sobre comércio, integração e desenvolvimento social, e desta vez darão ênfase ao futuro de um segmento importante de sua população.

"A Colômbia escolheu o tema Juventude, Empreendedorismo e Educação porque este é o futuro da região. Temos o maior grupo de jovens da história, entre 15 e 29 anos. Uma oportunidade para toda a região ibero-americana", afirmou Rebeca Grynspan, secretária geral Ibero-Americana. A Marinha e a polícia do país organizaram um forte esquema de segurança com mais de 3,5 mil homens em toda a região amuralhada da cidade e especialmente no Centro de Convenções Julio César Turbay Ayala, sede do evento.

Neste ano, a cúpula também coincide com a celebração do 25º aniversário da Conferência Ibero-Americana, reunida pela primeira vez na cidade de Guadalajara em julho de 1991 por iniciativa do México e da Espanha. O projeto tem como objetivo integrar os países da América Latina com Portugal e Espanha.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 17 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/