Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Clube de futebol mais antigo de Santarém completa 87 anos de fundação

Clube de futebol mais antigo de Santarém completa 87 anos de fundação
O São Francisco Futebol Clube completou 87 anos de história no último domingo (30). O Leão do Tapajós é o clube mais antigo de Santarém em atividade, além de fazer o segundo maior clássico do futebol paraense: o 'Rai-Fran', com o São Raimundo, maior dérbi do Oeste do Estado. 
Franciscanos ficaram com o vice-campeonato paraense em 2016. Foto: Alailson Muniz/Secom-PA
Segunda maior cidade do Pará, Santarém foi uma das primeiras cidades da Amazônia onde o futebol foi introduzido. Os primeiros registros datam da década de 1910. Após o surgimento de várias agremiações, em 1929 nasceu o São Francisco, em homenagem a uma escola homônima da cidade.



Nos últimos anos, o São Francisco tem liderado o soerguimento do futebol santareno. A edição do Campeonato Paraense deste ano teve mais times de Santarém (3) do que de Belém (2). O São Francisco foi vice-campeão estadual, disputou a Série D e volta a participar da quarta divisão nacional em 2017, além de disputar a Copa do Brasil.

A casa da comemoração do São Francisco não poderia ser outra: o estádio Colosso do Tapajós. A programação incluiu um amistoso entre o time master do Leão, com grandes ídolos do clube, contra os jovens do projeto social 'Atletas do Futuro', que já revelou atletas de Santarém para a base de clubes como o Atlético Goianiense.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/