Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Vazante histórica do rio Branco e incêndios florestais castigam Roraima

MANAUS – O rio Branco registra vazantes preocupantes desde 2014, mas no último dia 28 de janeiro o nível do rio atingiu a marca histórica de -50 centímetros. Todos os 15 municípios de Roraima estão com problemas relacionados à estiagem e incêndios florestais. Um total de 13 cidades decretaram situação de emergência. A situação ganhou contornos mais dramáticos no último mês de janeiro.“A situação mais preocupante é em Uiramutã porque ainda não está com a documentação completa para decretar o estado de emergência, por incêndios florestais e desabastecimento de água”, revelou o secretário de Defesa Civil coronel Cleudiomar Ferreira ao Portal Amazônia. “Assim, o município está sofrendo mais que os outros, porque é muito pobre e a área rural é basicamente de comunidades indígenas, pois está dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, que já vive em situação de vulnerabilidade social”, completa.
Uiramutã é o único município de Roraima que faz fronteira com dois países, Venezuela e Guiana Inglesa. Tem área de 8.065,564 quilômetros quadrados e 9.488 habitantes. Além da Raposa Serra do Sol, o a cidade também abriga o Parque Nacional do Monte Roraima.
Em Pacaraima, cinco carros-pipa capta, água do rio e levam até a estação de tratamento de água da cidade para evitar o desabastecimento da população. Em breve, será necessária a distribuição de água potável na zona rural do município.
A capital, Boa Vista, é a menos comprometida com a estiagem e as queimadas, mas, ainda assim, está há mais de dois meses sem chuva. “O nível do rio, por mais baixo que esteja, ainda não oferece risco de desabastecimento. Mas já são mais de dois meses sem chuva. A situação de hoje, já vem desde 2014, quando as chuvas foram abaixo da média. Em 2015 a situação ficou pior e o rio baixou ainda mais. Agora, em 2016, piorou de vez”, avalia o coronel.
De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), janeiro teve o maior número de focos de calor dos últimos 18 anos, foram 1.754. O equivalente a mais 55 queimadas por dia. O maior número foi registrado em Rorainópolis (333), Caroebe (283) e Caracaraí (283), mas todos os municípios tiveram ocorrências. O recorde anterior era de 450, registrado em 2003.
Na estação de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em Boa Vista, o rio atingiu por dois meses seguidos recorde de vazante. No último dia 28 de janeiro, o nível do rio atingiu a marca histórica de -50 centímetros. A marca anterior foi alcançada no dia 23 de dezembro de 2015, quando o nível chegou a -19 centímetros.
Decretos de emergência
O abastecimento de água está comprometido em praticamente todo o Estado. A situação levou os municípios de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz a decretarem emergência.
Em outros 11 municípios o decreto de emergência foi provocado pelos incêndios florestais. Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz. “Os incêndios são provocados pelos próprios produtores. É uma prática rudimentar, e na situação climática que nos encontramos, isso só piora. Em algumas situações o fogo é o único artifício que o agricultor tem, mas quando é feito sem autorização se tornam queimadas criminosas”, diz o coronel Cleudiomar Ferreira. 
Para prestar socorro aos municípios a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros mobilizaram 200 homens entre militares e brigadistas. Eles se dividem em ações de logística e operacionais. Os brigadistas atuam principalmente nas áreas rurais onde há produção agrícola. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está atuando nas áreas de florestas protegidas.
Além disso, o Governo de Roraima está selecionando 150 brigadistas no Estado. E também pediu ajuda ao Governo do Amazonas para combater as queimadas com 50 bombeiros. A Força Nacional e o Exército também devem somar esforços com o Estado até fevereiro totalizando entre 300 e 400 homens.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/