Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Vacinação para idosos acima de 80 anos começa a partir desta segunda (8) em Guajará-Mirim, RO

Em Guajará-Mirim (RO), a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) alterou o cronograma de vacinação dos idosos contra a Covid-19, após uma recomendação do Conselho Municipal de Saúde. Até a última sexta-feira (05), a secretaria divulgava a vacinação de idosos acima de 60 anos, contrariando a 1º Fase do Plano Nacional de Vacinação contra Covid-19, do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Vacinação em Guajará-Mirim, RO — Foto: Ilustração/Dado Ruvic/Reuters/Arquivo

Neste sábado (06), a Semusa divulgou um comunicado sobre a vacinação dos idosos. Apenas os idosos acima de 80 anos começarão a ser imunizados na próxima semana. A vacinação acontece na Escola Doutor Cláudio Fialho, localizada na rua Marechal Deodoro, nº 2302, no bairro Serraria.

A meta é imunizar 600 idosos com mais de 80 anos, entre os dias 08 e 10 de fevereiro, no horário de 08h às 12h e de 14h às 17h30.

Com intuito de evitar aglomerações, a secretaria vai distribuir 160 senhas para o período da manhã e 160 senhas para o período da tarde.

Uma tenda também será montada em frente a escola, para que a vacinação seja feita em drive thru, destinada a idosos com dificuldade de locomoção. Lembrando que para a imunização:


  • É obrigatório o uso de máscara;
  • Cada idoso, deve levar seu cartão de vacina e cartão do SUS;
  • Idosos que tenham recebido outro tipo de vacina nos últimos 14 dias (pneumo23, hepatite b, antitetânica, febre amarela) não devem tomar a vacina contra Covid-19;
  • Idosos que apresentarem sintomas como: febre, cefaléia, sintomas gripais e os diagnósticos de Covid há menos de 30 dias não é indicado a vacinação;
  • A vacina disponível é a Astrazeneca (Fiocruz): 90 dias de intervalo a partir da primeira dose.

Segundo levantamento feito pela secretaria, em Guajará-Mirim vivem 4.220 idosos acima de 60 anos.

A Semusa informou ainda que nos dias de vacinação para os idosos, apenas os postos Delta Oliveira Martinez e Carlos Chagas serão os únicos postos abertos para vacinação de rotina, ou seja, vacinação que não incluem doses para a COVID-19. 


Por Lena Mendonça, Rede Amazônica

Veja mais notícias sobre CidadesSaúdeRondônia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/